Giro nos Estados

Mais de cinco mil pessoas já visitaram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia

Mais de cinco mil pessoas já visitaram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento que começou nesta terça (16), no estacionamento L1 do Salvador Shopping. Equipamentos científicos e tecnológicos nas áreas de Astronomia, Eletromagnetismo, Robótica, Fluidos, Óptica, Mecânica e Termologia estão disponíveis para o público ver a ciência de maneira lúdica e interativa. O evento, que é gratuito, acontece até este domingo (21).

“Eu nunca havia brincado num brinquedo como esse. É muito legal, estou me divertindo muito. Eu e meus colegas estávamos loucos pra vir aqui”, revelou a estudante de Psicologia Tatiana Ribeiro, 27 anos, após utilizar o kinect, um dos equipamentos interativos disponíveis para o público no local.

O técnico musical Claudinei Santos, 40 anos, levou a filha Raíssa, de 7 anos, para ver de perto as curiosidades da ciência. “Acho que ela está na idade de se interessar pelo assunto e saber como as coisas funcionam”, disse, vendo a filha se encantar com as experiências com nitrogênio feitas pelos alunos da faculdade Área 1.  “É muito bom ver um evento deste tipo, que deveria acontecer mais vezes aqui em Salvador. São coisas que a gente normalmente não tem acesso, que às vezes só se vê pela televisão. A gente que é adulto fica maravilhado, imagine a reação das crianças com tantas novidades”, observou.

Nestes três dias de realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, mais de três mil estudantes de escolas públicas já passaram pelo local e tiveram a oportunidade de exercitar a curiosidade científica. “Nosso trabalho é encarar o desafio de fazer as pessoas ficarem curiosas, porque as pessoas precisam redescobrir o sabor do saber. É fundamental que a gente contribua para desenvolver a cultura da investigação científica”, afirmou o físico Aníbal Fonseca, da empresa Ciência Prima, desenvolvedor de alguns dos equipamentos disponíveis no evento.

SNCT

Esta é a nona edição da SNCT, que é promovida anualmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti). A estimativa da Secti é de que, até o final do evento, mais de dez mil pessoas visitem a exposição. O secretário Paulo Câmera destacou que este é um evento que encanta pessoas de todas as idades. “Nossa intenção é incentivar o interesse pela ciência, tão importante para fomentarmos a criatividade, a atitude científica e a inovação na Bahia”, afirmou.

Este ano, a Secti trouxe para o público informações sobre o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, além das realizações do governo do Estado, através dos seus diversos programas e projetos relacionados ao tema. Todo esse conteúdo será visualizado em telas interativas e video wall, que formam uma parede de 20 metros.

A Semana Nacional foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente os jovens e em especial as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

SERVIÇO

O que: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Onde: Salvador Shopping (Estacionamento L1)

Quando: 16 a 21 de outubro

Horários:

dias 16 a 19, das 9 h às 20h;

dia  20 (sábado) das 9h às 21h;

dia  21 (domingo) das 13h às 21h

*Evento gratuito e aberto ao público


Fonte: Ascom –  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado – Bahia

Próximos Eventos