+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Mais de 14 mil inscritos no Programa NossaBolsa no Espírito Santo

Encerrado o prazo de inscrição no Programa Estadual de Bolsa Universitária NossaBolsa, nesta quinta-feira (07/01), 14.252 candidatos disputam 965 vagas em diversos cursos de graduação em faculdades particulares localizadas no Espírito Santo, em áreas estratégicas como: tecnológicas; formação de professores para o ensino fundamental e médio; saúde e ciências sociais aplicadas.

O valor da bolsa poderá ser de 50% a 100% da mensalidade, para famílias que possuem renda per capita de até três salários mínimos. A seleção dos bolsistas terá como um dos critérios a nota média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2015. A pontuação mínima deve ser de 500 (quinhentos) pontos nas provas objetivas de Linguagens: Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. A novidade para 2016 é a inclusão da prova de redação como critério: 450 pontos alcançados.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), José Antonio Bof Buffon, capixabas de 76 municípios procuraram o NossaBolsa para custear seus estudos em faculdades particulares de todas as regiões do Estado. Os cursos mais concorridos são: Educação Física, com 59,50 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo, com a relação de 50 candidatos por vaga, e Direito, com uma relação de 35,48 candidatos por vaga.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), João Guerino Balestrassi, o resultado das inscrições demonstra a capilaridade do Programa NossaBolsa e sua função social: “atingimos quase a totalidade do território capixaba e, como 90% das bolsas são integrais, estamos promovendo a inclusão social, capacitando nossos jovens para a promoção do desenvolvimento sustentável do Espírito Santo”, defendeu Balestrassi.

De acordo com o cronograma do Edital FAPES Nº 07/2015, disponível no site: www.nossabolsa.es.gov.br, o resultado final da seleção do NossaBolsa está previsto para ser divulgado em fevereiro,  pois depende da liberação das notas dos candidatos obtidas nas provas do ENEM 2015 pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (INEP), da entrega dos documentos à bolsa nas Instituições de Ensino Superior (IES) dos candidatos e das informações das IES à Fapes.

Fonte: SECTI-ES

Próximos Eventos