Giro nos Estados

Lúcia Melo terá desafio de incorporar inovação voltada para inclusão social

Na tarde de ontem (06/01), foi realizada no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) a cerimônia de transmissão do cargo, onde o ex- secretário José Bertotti passou o comando da pasta para a então secretária Lúcia Carvalho Pinto de Melo. Na ocasião, também foi apresentado ao público presente o secretário- executivo que irá compor a nova gestão, Leonildo Sales.

Em sua fala, Bertotti destacou que tem convicção da continuidade dos avanços que vêm sendo realizado durante todo este ciclo de desenvolvimento. Também desejou sucesso à secretária e se colocou à disposição para ajudar na construção da ciência e tecnologia em prol do desenvolvimento e da soberania de Pernambuco.

A secretária Lúcia Melo ressaltou que o grande desafio da nova gestão será incorporar a área de Inovação à Ciência e Tecnologia, sobretudo voltado para inclusão social. “O conhecimento deve ser elemento transformador da sociedade”, disse.

Outra questão abordada foi a necessidade de parcerias entre universidades e empresas no intuito de despertar o interesse do jovem pela tecnologia. “Temos que ter um olhar para os novos setores, como o automotivo, por exemplo,” lembrou.

Lúcia Melo também fez menção às vinculadas da Sectec que desenvolvem um papel de suma importância no Sistema de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

A cerimônia contou com a presença dos ex-secretários da pasta, José Bertotti, Claúdio Marinho, Anderson Gomes, Fátima Brayner e Sérgio Rezende. Também estiveram presentes o ex-reitor da UPE, Carlos Calado e o atual reitor, Pedro Falcão, além de representantes da comunidade acadêmica e das filiadas do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Perfil dos secretários

Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação – Lúcia Melo é graduada em Engenharia Química, tem mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e outro mestrado em Energia e Meio Ambiente pela Universidade da Califórnia – Santa Bárbara e curso de pós-graduação no Technology and Policy Program do Massachusetts Institute of Technology (TPP/MIT, 1987). Também atua como pesquisadora titular da Fundação Joaquim Nabuco.

Com um rico currículo Lúcia Melo já foi secretária de Ciência e Tecnologia (C&T) de Pernambuco, presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de C&T e secretária-executiva adjunta do MCT, e sucedeu o Acadêmico Evando Mirra de Paula e Silva na presidência do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE).

Secretário executivo de C, T&I – Leonildo da Silva Sales é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pós-graduado em Gestão Financeira pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). Ingressou no serviço público desde fevereiro de 2008 na função de Auditor de Controle Interno da Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), posteriormente, assumindo o cargo de Gerente das Setoriais de Controle Interno.

No período de agosto de 2014 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Secretário Executivo de Planejamento e Gestão (SEPG) na Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa (SEMPE). Anteriormente, atuou como Secretário Executivo de Planejamento e Gestão na Secretaria Estadual de Educação (SEE). Além disto, Leonildo também foi Secretário Executivo de Administração e Secretário Executivo de Pessoal e Relações Institucionais na Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco (SAD), no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2012.

Fonte: SECTEC-PE

Próximos Eventos