+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Livro sobre pesquisa científica é lançado com apoio da Fapitec/SE

Ocorrida entre os dias 15 e 21 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi o momento de registro da pesquisa sergipana com o lançamento do livro ‘A Aventura do Conhecimento e a Pesquisa Social em Sergipe’. A publicação tem como base os resumos expandidos de pesquisas científicas entregues à Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado (Fapitec/SE), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), por grandes nomes da área e será encaminhado às bibliotecas das instituições de ensino, de centros de estudo e pesquisas, órgãos de Governo e movimento sociais organizados, em âmbito local e nacional.

O organizador da publicação, Eliano Sérgio Azevedo Lopes, é economista e doutorem Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor aposentado da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, Eliano é pesquisador do grupo ‘Transformações no Mundo Rural’, do qual foi idealizador e líder. Com essa experiência, ele estruturou o trabalho a partir do projeto ‘Sergipe Pesquisa’, com a divulgação da produção científica do Estado nas áreas de Ciências Humanas, Letras, Lingüística e Artes e Ciências Sociais Aplicadas, financiadas pela Fapitec/SE, no período de 2001 a 2010.

Dividido em duas partes, o livro retrata as reflexões sobre o papel da ciência e do pesquisador na busca do conhecimento e faz uma síntese dos resultados das pesquisas, com análises e textos de importantes nomes das ciências tecnológicas e sociais, que aprofundaram temas como Reestruturação Produtiva e o Setor da saúde em Aracaju; Trabalho Infanto-Juvenil no Estado de Sergipe; A Cadeia Têxtil de Sergipe; Gastos Públicos e Condições de Vida nos municípios do Estado de Sergipe e A Pluriatividade na Agricultura Sergipana.

O professor Eliano caracteriza como objetivos principais do material a divulgação da produção científica de Sergipe nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e dar visibilidade e conhecimento à sociedade do importante papel que a Fapitec/SE vem prestando ao Estado. De acordo com o organizador, o trabalho contribui fortemente para a democratização e popularização da ciência em Sergipe.

Segundo o diretor-presidente da Fapitec/SE, José Ricardo de Santana, o livro é uma oportunidade de divulgar pesquisas realizadas pela Fundação e fomentar a publicação de resultados de outras análises por áreas temáticas. “Já lançamos o edital 13/2011 (Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas) com estudos que serão publicados provavelmente ano que vem. Outra ação que estamos desenvolvendo é um edital específico para estimular outros pesquisadores a realizarem mais trabalhos como o do professor Eliano”, explica.

“O livro é uma oportunidade que a sociedade tem de conhecer algumas reflexões sobre o papel da ciência e do pesquisador na busca do conhecimento. Ainda temos os resultados que apontam alguns cenários da dinâmica economica de Sergipe, como é o caso da análise da cadeia têxtil – confecções, e estudos do turismo em Sergipe”, ressalta o secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento.

Fonte: Ascom- Sedetec – Sergipe

Próximos Eventos