+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Lançamento da SNCT no Amazonas ocorre nesta sexta-feira (03 de agosto)

Nesta sexta-feira (03 de agosto), ocorre o lançamento da edição 2012 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas. O evento é uma realização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM). O lançamento oficial da SNCT no Estado será feito durante a 3ª reunião extraordinária do Fórum de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa conjunta com o Fórum de Inovação do Estado do Amazonas, marcada para iniciar às 14h, no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima/Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

As atividades da SNCT serão realizadas no período de 15 a 21 de outubro. Neste ano, o evento terá como tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” e deverá mobilizar alunos, pesquisadores, gestores e públicos afins.

Uma programação diversificada, que incluirá atividades em diversos lugares da capital e nos 61 municípios do interior do Estado, voltada para a difusão do conhecimento científico junto à sociedade em geral marcará a edição 2012 da Semana.

O destaque da programação da SNCT no Estado será o espaço Estação Ciência, que funcionará no Clube do Trabalhador do Sesi (Serviço Social da Indústria), no bairro Aleixo, zona Leste de Manaus. O espaço contará com a participação de diversas instituições, as quais irão expor as suas ações voltadas para a difusão do conhecimento.

Além da Estação Ciência e demais atividades realizadas com estudantes da rede pública do Amazonas, pesquisadores, gestores, professores e outros participantes, outro diferencial da SNCT será a realização de programações em todos os municípios do Amazonas.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, a SNCT acompanha o desenvolvimento das ações realizadas na área de CT&I no Estado.“O Amazonas é um dos estados que mais avança nesta área. Com isso, teremos muito o que mostrar na SNCT em uma programação que incluirá visita a instituições, encontros com pesquisadores e também uma grande surpresa no espaço Estação Ciência”, afirmou.

O titular da SECTI-AM destacou a interiorização como um diferencial do evento no Amazonas e disse que o intuito, este ano, é estimular ainda mais a participação e a consolidação das atividades da SNCT em todos os municípios do Estado. “Buscamos regionalizar o tema da semana e mobilizar todas as instituições da área para se envolveram no propósito principal de levar a conhecimento científico à sociedade”, enfatizou.

No ano passado, o Amazonas ficou em segundo lugar no ranking nacional de atividades realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, totalizando 2.209. A meta deste ano é superar a quantidade de ações e o número de 150 mil participantes da edição anterior. Para a realização do evento, a SECTI-AM já conta com 50 instituições parceiras, número que ainda pode ser ampliado.

Reunião de gestores

Além do lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, outra pauta de destaque da 3ª reunião extraordinária do Fórum de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa conjunta com o Fórum de Inovação do Estado do Amazonas é a reformulação da Lei Estadual de Inovação.

Na avaliação do assessor jurídico da SECTI-AM, Breno Rosa, a convergência institucional é de extrema importância para a formalização de novas propostas para a lei, por isso, o fórum se constitui em um ambiente propício para a discussão do tema.“As instituições precisam ser consultadas e os gestores precisam dar opiniões para ajudar na reformulação desta Lei. A participação direta é extremamente necessária nesta primeira discussão”, disse.

Entre os aspectos a serem debatidos estão ampliação do processo de inovação nas instituições, fortalecimento de parcerias entre agências públicas e empresas privadas, dedução de carga tributária, fomento à criação e consolidação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), parques tecnológicos e incubadoras, além do estabelecimento de novas regras para a prestação de contas dos planos de trabalho de projetos de pesquisa e extensão, entre outras.

Como parte da programação do fórum, será realizada ainda a palestra “Políticas de apoio à inovação do MCTI e articulação entre Empresa e IES”, a ser ministrada pelo coordenador substituto de Gestão Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Rubens de Oliveira Martins.

Além disso, haverá a apresentação do Sistema de Indicadores On Line de CT&I do Estado do Amazonas (SION-AM), projeto pioneiro da SECTI-AM realizado em parceria com a Fapeam, que funcionará como uma ferramenta de gestão do Sistema Público Estadual da área. A apresentação será feita pela professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e coordenadora do projeto, Andrea Waichmann.

SERVIÇO:

Evento: 3ª reunião extraordinária do Fórum de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa conjunta com o Fórum de Inovação do Estado do Amazonas
Data: 03 de agosto de 2012 (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório Senador João Bosco Ramos de Lima – Escola do Legislativo da ALEAM
Endereço: Av. Mário Ypiranga Monteiro, Ed. Dep. José de Jesus Lins de Albuquerque, 3.950, Parque Dez – Manaus – AM

Fonte: SECT-AM

Próximos Eventos