+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Lançado o edital Startup Lab para projetos de inovação aberta

A imagem é um print do evento online, com pessoas abaixo e uma apresentação de power point a cima.
Lançamento do edital Startup Lab para projetos de inovação aberta – Foto: Reprodução

Foi lançado, na tarde desta quarta-feira (21), o edital Startup Lab para projetos de inovação aberta. O edital é promovido pelo programa Startup Lab, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

O edital é destinado a instituições de ciência e tecnologia, em parceria com entidades da sociedade civil organizada, serviços sociais autônomos e órgãos do poder público interessados em difundir a cultura da inovação aberta no Estado. Os projetos selecionados integrarão uma rede com pares de outros ecossistemas do RS, além de SICT, Instituto Hélice, Reginp, Sebrae-RS e CITEC/FIERGS. As submissões de propostas podem ser feitas até o dia 03 de Setembro através do site da FAPERGS.

Presente no evento, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb, reiterou a importância de colocar a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento social e econômico, de forma que o Estado se torne referência no assunto. De acordo com Lamb, a relevância do edital está na sua capacidade de acelerar um setor fundamental da nova economia global. “Queremos apoiar diversas iniciativas que transformem conhecimento, ciência e tecnologia em oportunidades de trabalho e oportunidades econômicas que tenham impacto social”, acrescentou.

Também fez parte do lançamento do edital, o Diretor Técnico-Científico da FAPERGS, Rafael Roesler. Ele destacou a necessidade do apoio público ao conhecimento acadêmico, lembrando que a pesquisa científica é relacionada como o fator central no desenvolvimento dos países. Para Roesler, iniciativas como o edital, que se baseiam na ideia de inovação aberta, proporcionam que a ciência e a tecnologia extrapolem as fronteiras da academia. “O Startup Lab + Hélice atua na construção dessa rede que vai permitir que a ciência leve melhoria social e econômica para todos nós”, explicou.

DATAS IMPORTANTES:

  • Submissão de propostas: de 20/07/2021 a 03/09/2021.
  • Resultado preliminar das propostas habilitadas: até 09/09/2021.
  • Divulgação do resultado final das propostas aprovadas: até 05/10/2021.

Fonte: SICT RS em 22/07/2021

Próximos Eventos