+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

José Bertotti assume a gestão da Ciência e Tecnologia em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec) passa a contar com um novo secretário a partir desta segunda-feira. O engenheiro químico José Antônio Bertotti Júnior assumiu o cargo antes ocupado pelo engenheiro civil Marcelino Granja. A posse aconteceu em cerimônia promovida no Palácio do Campo das Princesas, na manhã de hoje (07). José Bertotti, nomeado por meio do ato 1979/2014, assinou o termo de posse junto com todos os novos secretários de Estado.

O governador João Lyra Neto fez questão de destacar, em seu discurso, a criação da nova Secretaria de Micro e Pequenas Empresas, observando a importância do Porto Digital, órgão vinculado a Sectec, para o sucesso de suas ações. “Vamos desembarcar com o Porto Digital no interior de Pernambuco para promover o desenvolvimento junto com as micro e pequenas empresas, gerando mais oportunidade de empregos e melhor qualidade de vida para toda a população”, afirmou.

O secretário José Bertotti informou que a Sectec irá trabalhar de forma integrada com a nova secretaria, como já atua junto as demais, e o Porto Digital dará toda a sustentação em termos de inovação tecnológica para que as micro e pequenas empresas possam contribuir com o desenvolvimento do Estado.

O secretário disse ainda que dará continuidade a gestão implantada por Marcelino Granja destacando a consolidação dos cursos superiores da Universidade de Pernambuco (UPE), implantados em todo o Estado; o Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe), que concede bolsas de estudo para alunos de 13 faculdades municipais de ensino do interior do Estado; e ao programa Conexão Cidadã, que está levando telefonia móvel e internet 3G para 168 localidades no interior do Estado.

BIOGRAFIA
José Bertotti anteriormente atuava como secretário adjunto da Sectec. Antes disso ele já havia sido titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do recife. Também ocupou os cargos de secretário de Assistência Social do Recife (2008) e assessor-executivo da Secretaria de Assistência Social do Recife (2005 a 2008).

O novo secretário é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Tem pós-graduação lato sensu em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade Boa Viagem, em Pernambuco. Atualmente, cursa o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco.

Durante sua vida pública José Beretotti ocupou também a presidência do Conselho Municipal de Apoio ao Porto Digital, foi conselheiro titular junto ao Conselho de Desenvolvimento Urbano-CDU do Recife, Membro da Unidade Temática de Desenvolvimento Econômico Local da Rede de Mercocidades, Vice-Presidente do Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia, Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Política Cultural (2009 a 2012). Entre os anos de 1993 a 1997 atuou como Diretor Executivo da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Fonte: SECTEC-PE

Próximos Eventos