+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Jaraguá do Sul (SC) vai receber Distrito de Inovação

No último dia 17/01, o Prefeito de Jaraguá do Sul Dieter Janssen recebeu em seu gabinete, junto com o Presidente do IPPLAN Benyamin Fard eo diretor da entidade Márcio Silveira representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). Esteve no Gabinete o Diretor da SDS Cau Harger, que representou o Secretário Paulo Roberto Bornhausen no encontro.

Os objetivos da visita, segundo Harger, “foram conhecer os projetos municipais na área do desenvolvimento econômico em Jaraguá do Sul, estreitar o relacionamento do executivo estadual com o municipal, alinhar as políticas públicas e anunciar a instalação de um Distrito de Inovação na cidade”.

O projeto do Distrito está inserido no Plano SC@2022, a cargo do Inova@SC. De acordo com Cau “Estamos concretizando o programa que elevará Santa Catarina ao Estado Máximo de Inovação. Queremos criar um novo paradigma na área do desenvolvimento econômico e urbano, agregando inovação à Matriz econômica dos municípios”. Além de Jaraguá do Sul, o projeto tem previsão de implantação em Joinville, Concórdia, São Bento do Sul, Criciúma, Florianópolis e Blumenau.

O Presidente do Instituto de Planejamento de Jaraguá do Sul, Benyamin Fard ressaltou que uma área já foi visitada para a instalação do Distrito. “Esta área está localizada na região de Nereu Ramos. Queremos diversificar a matriz econômica de Jaraguá do Sul, A cidade tem esta vocação de inovação, ciência e tecnologia e vamos fortalecer isso”, enalteceu.

Na área de desenvolvimento econômico, a SDS apresenta ainda o programa Nova Economia@SC, onde estão contemplados nesta ação os projetos Juro Zero; Polos Industrias; Economia Verde e Solidária, voltado para cooperativas e associações de baixa renda; Desenvolvimento Territorial, para estimular micro e pequenos negócios sustentáveis em áreas de menor IDH-M; e Polos de Economia Verde, que prevê a criação de empreendimentos que utilizem resíduos sólidos como matéria-prima. O Juro Zero, conta também com a parceria da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e da Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina  (Amcred/SC). O Prefeito Dieter Janssen reafirma a parceria com o Governo do Estado para implementar programas que venham abrir oportunidades aos cidadãos.

Fonte: Inova SC

Próximos Eventos