+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Jaraguá do Sul deve se tornar referência tecnológica em Santa Catarina

O projeto para implantação do Centro UP!, um centro de inovação para encubar e acelerar empresas que querem se instalar no município de Jaraguá do Sul, foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 27, ao secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS), Carlos Chiodini. O plano, estimado em R$ 2,5 milhões, tem como objetivo revitalizar um antigo prédio da prefeitura, que fica em frente onde está sendo construído o Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, e também pavimentar e melhorar o acesso aos dois prédios. “Vamos trabalhar para buscar esses recursos, afinal, queremos fortalecer a inovação do Vale do Itapocu com essas medidas e pensar na região para os próximos 50 anos com geração de renda e emprego”, explica Chiodini.

A ideia do Centro UP!, que ganhou o apoio do prefeito Dieter Janssen, nasceu com a necessidade de atender a demanda criada com a chegada do Centro de Inovação. Segundo o presidente da Fundação Instituto Jourdan de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Urbano e Econômico Sustentável de Jaraguá do Sul, Benyamin Parham Fard, existem mais de 30 empresas querendo se instalar no Centro de Inovação, número que deve aumentar ainda mais. “O Centro de Inovação ficou pequeno para tantos pedidos, por isso o Centro UP! vem para ampliar este conceito de inovação, trabalhando com o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), energia, automobilístico e elétrico. Já temos o Senai como futuro parceiro e vamos criar também um chão de fábrica para tratarmos destes assuntos na prática”, explica Benyamin.
Santa Catarina vai ganhar 13 Centros de Inovação. Além de Jaraguá do Sul, as sedes estão sendo construídas nas cidades de Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, São Bento do Sul, Tubarão e Rio do Sul. Os Centros de Inovação fazem parte do Programa Catarinense de Inovação (PCI), um projeto da SDS em parceria com universidades, entidades empresariais e governos locais.
Fonte: SDS-SC

Próximos Eventos