+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Já estão abertas as inscrições para cursos gratuitos nos Centro Digital de Cidadania da Bahia

Os interessados podem fazer a inscrição pelo site www.secti.ba.gov.br/cdc

“Pretendo me preparar com esses cursos para futuramente chegar à faculdade”. Essa é a expectativa da estudante Quele Cruz da Silva, 15 anos, que se inscreveu no curso à distância promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e que dispõe de 5.600 vagas gratuitas. A jovem, que faz o segundo ano do ensino médio na escola Maria Odete, em Paripe, teve acesso nesta quarta-feira, dia 1º, ao primeiro módulo do curso na Base Comunitária de Segurança de Fazenda Coutos, onde funciona um Centro Digital de Cidadania (CDC).

Com o sonho de fazer o curso de engenharia ambiental, a jovem estudante não tem computador em casa, por isso procurou o CDC, que além de equipamentos de informática e uma sala climatizada, tem um instrutor para tirar as dúvidas. O gestor do CDC, o soldado Rodrigo Ribeiro, destaca que a procura pelos cursos tem sido tão grande, que ele precisa fazer uma escala de horários para atender a todos.

O jovem Ítalo Costa Dias, de 18 anos, é outro que sonha em entrar na faculdade e aperfeiçoar seus conhecimentos em informática. Aluno do Colégio Praia Grande, em Paripe, Ítalo conta que é a primeira vez que faz um curso à distância e diz que está gostando da experiência. “Não tive muita dificuldade, até porque sei manejar o computador”, afirma.

Os cursos do programa Proaj: pré-qualificação são para as seguintes áreas: Informática Básica e Internet; Língua Portuguesa, Interpretação e Escrita de Textos; Matemática Básica e Raciocínio Lógico. O conteúdo é ministrado à distância e os alunos têm acesso a todo material de ensino através da internet.

Para garantir o acesso a computadores para todos os participantes, os cursos são oferecidos em mais de 65 Centros Digitais de Cidadania (CDCs), espalhados pelos bairros de Salvador e Região Metropolitana. A implantação dos CDCs pela Secti visa promover a inclusão digital da população mais carente do Estado.

“O Proaj está vinculado às necessidades de um mercado de trabalho cada vez mais exigente, e o investimento em qualificação é muito importante para a população mais carente expandir as chances de conseguir um emprego e ter acesso à tecnologia”, avalia o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera.

Os cursos, que contam com a parceria da UNEB, possuem cargas horárias de 80 horas e serão ministrados de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h. As inscrições começaram dia 30 de julho e prosseguem até o dia 13 de agosto, nos próprios CDCs, das 8 às 18h. Para mais informações, os interessados devem acessar o site www.secti.ba.gov.br/cdc.

Fonte: Ascom – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Bahia

Próximos Eventos