+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Itep implanta novos serviços em Tecnologia da Informação em Pernambuco

O Itep está avançando na oferta de serviços de Tecnologia da Informação para seus colaboradores. Por meio da Gerência Executiva de Tecnologias da Informação, Comunicação e Conhecimento (GICC), estão sendo implantados novos serviços em TIC, como a criação de domínio Itep, o Active Directory (AD), servidor de arquivos, a Wikitep, certificado digital no servidor de e-mail, antivírus, detector de intrusão, gestão de inventário, diagnóstico da rede, novos servidores e sistema de backup, entre outros.

Domínio itep.br, Active Directory e Servidor de arquivos

De acordo com o coordenador de Sustentação em TIC (Rede interna/Internet, servidor de e-mail, especificação de equipamento de TI para aquisição) da GICC, Vinícius Claudino, o Active Directory (AD) é um serviço desenvolvido pela Microsoft® para centralizar o método de autenticação das estações de trabalho com sistema operacional Windows. Com este serviço, em qualquer desktop na instituição que esteja integrado ao domínio, o colaborador poderá se autenticar com um usuário e senha e importar todas as configurações pessoais e permissões de acesso.

No Itep, o Active Directory (AD) está sendo implementado junto com um servidor de arquivos, que disponibiliza diretórios em uma árvore dividida por diretorias, gerências e coordenações. Cada setor tem permissão de acessar apenas ao seu diretório e o nível de acesso a informação será por grupo e por usuário, seja para apenas visualizar ou modificar. Claudino acrescenta que, por padrão, haverá algumas restrições quanto ao tipo de arquivo que pode ser copiado para o servidor, não sendo permitido o arquivamento de músicas, vídeos e imagens, que normalmente ocupam muito espaço, além de instaladores e executáveis, que podem conter código malicioso comprometendo o servidor.

Vinícius Claudino explica que o fato dos arquivos estarem em um servidor não significa que seus dados estão expostos para qualquer usuário. Todas as configurações de acesso aos arquivos são realizadas e testadas devidamente de acordo com a necessidade do setor/usuário. Nenhum usuário sem permissão terá acesso aos arquivos de outros setores.

Pelas características de controle de acesso centralizado do Active Directory (AD), vários sistemas podem ser autenticados pelo mesmo login e senha do colaborador. Alguns sistemas já estão sendo adaptados para o Active Directory como o Wikitep, o próprio servidor de arquivos e a VPN que criar uma conexão virtual com a rede local do Itep em qualquer lugar fora do Itep.

Ele destacou que o servidor Microsoft® Windows Server 2008 onde está instalado o serviço Active Directory configurado com o domínio itep.br foi instalado e administrado por Reivson Lopes, tecnólogo em Redes de Computadores, que possui certificação Microsoft em Windows Server.

Fonte: SECTEC-PE

Próximos Eventos