+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

IST em Metalmecânica inicia programação de lançamento do Laboratório Aberto em Maringá

Iniciativa pretende oferecer infraestrutura à prototipagem, à pesquisa e à análise de produtos da indústria sul brasileira

O Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica (IST Metalmecânica), em Maringá, inicia na próxima quarta-feira (19) a programação de lançamento do Laboratório Aberto do Senai, que é uma iniciativa do Senai Nacional, MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e do Sebrae Nacional para oferecer infraestrutura laboratorial à prototipagem, pesquisa e análise de produtos da indústria sul brasileira.

“Vamos oferecer estrutura, conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento de novas ideias e produtos, processos e serviços num espaço que proporcionará trabalho em rede, laboratório de inovação, treinamento e suporte”, destacou Luiz Antonio Mendonça, gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Maringá.

Como parte dessa agenda, haverá na próxima quarta-feira, às 8 horas, um café da manhã para empresários industriais, seguido de palestra técnica, continuando com o Grand Prix de Inovação, que tem o desafio de apresentar soluções para problemas da atualidade enfrentados pelas indústrias de Maringá e região. Durante 48 horas de competição ininterruptas, equipes multidisciplinares terão de apresentar propostas inovadoras para a resolução de desafios da indústria metalmecânica e sucroenergética.

A disputa terá a participação de três escuderias, além de instrutores e alunos do Senai, professores e alunos de universidades. Ao longo da competição, serão apresentados três grandes desafios que foram levantados durante uma reunião realizada em outubro com indústrias da região que apontaram as principais dificuldades do segmento. As equipes poderão desenvolver as soluções propostas.

O resultado final será divulgado na sexta-feira (21/11), às 15 horas, com a apresentação das soluções, que serão avaliadas por uma equipe formada pela organização e empresários do setor. A premiação será realizada às 15h.

PROGRAMAÇÃO:

Quarta-feira (19/11)

8 horas – Café da manhã com empresários industriais

Palestra: Desafios da Inovação Tecnológica – Dr. Jefferson Gomes/Gerente Executivo Unitec

10 horas – Cerimônia de Lançamento e visita ao Laboratório Aberto

11 horas – Largada Grand Prix de Inovação

14 horas – Palestra: Tendências de mercado para o Setor Metalmecânico local: Sala Metalmecânica

19 horas – Palestra Técnica: Tecnologias inovadoras com ênfase em tecnologia HSC e HPC e manufatura – Empresa: Tecno-How Engenharia Industrial e Comércio LTDA

20 horas – Palestra: Soldagem de manutenção – Empresa: Eutectic do Brasil

Quinta-feira (20/11)

Grand Prix de Inovação – Aberto a visitação

19 horas – Palestra: Produtividade já (Com demonstração In Loco de Robô colaborativo) – Empresa: Pollux Automation

20 horas – Palestra: Ganhos de produtividade com a utilização de centro de usinagem 5 eixos –  Empresa: Industria Romi S.A

Sexta-feira (21/11)

8 horas – Abertura Mundo Senai e Grand Prix de Inovação – Aberto a visitação

14 horas – Palesta: Inovação aberta e as possibilidades para a indústria. Palestrante: Marcelo Prim/Senai

15 horas – Premiação do Grand Prix

SERVIÇO:

Lançamento/ Inauguração do Laboratório Aberto em Metalmecânica do Senai e Grand Prix de Inovação

Horário: A partir das 8 horas da manhã

Local: Instituto Senai de Tecnologia  – Maringá – PR

Endereço: Rua José Correia Aguiar, 361 – Jardim Leblon

Mais informações: (44) 3293-6700

Fonte: FIEP

Próximos Eventos