Giro nos Estados

Investe SP recebe do Financial Times prêmio por prática inovadora

A Investe São Paulo foi a única agência brasileira reconhecida com o FDI IPA Innovation Awards 2013, criado pela revista britânica FDI Magazine, editada pelo Financial Times. A empresa paulista foi premiada na categoria “melhor prática/troca de experiências” por ter criado o programa de intercâmbio profissional com agências de promoção de investimentos de outros países (IPAs em inglês).

A matéria sobre os destaques foi publicada na edição de outubro/novembro da revista e a Investe SP receberá, em dezembro, o diploma com reconhecimento do Financial Times.

O IPA Innovation Awards analisa a criatividade e a inovação das dezenas de agências de promoção de investimentos do mundo. A análise é feita por meio de questionários online que são respondidos pelas empresas. Esse ano, na estreia do prêmio, 55 agências se inscreveram.

“O programa de intercâmbio possibilita a troca de melhores práticas, a promoção do Estado fora do País e contribui para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos”, explica o presidente da Investe SP, Luciano Almeida. Segundo ele, o objetivo da agência é continuar criando outras práticas cada vez mais inovadoras, sendo nomeada inclusive para outras categorias no futuro.

A FDI Magazine é uma publicação bimestral do jornal inglês Financial Times focada em investimentos estrangeiros diretos – IED, FDI na sigla em inglês.

Nesse momento, o analista de projetos da Investe SP San Ross está vivenciando o quarto programa de intercâmbio realizado pela agência. O roteiro de Ross envolve 40 dias de trabalho na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep), passando pelos escritórios de Lisboa e Porto, em Portugal.

Nos últimos 12 meses, foram realizados intercâmbios também com a Jetro, no Japão, a Kotra, na Coreia do Sul, e a UKTI, na Inglaterra. Nesse último foram envolvidas também a Midas, agência de promoção da região de Manchester, e a London & Partners, que promove Londres.

Sobre a Investe São Paulo
Criada em 2008, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo – executa um papel de articulação entre entidades públicas e privadas para a atração de novos investimentos nacionais e internacionais para o Estado. A Agência também auxilia o empreendedor na busca pelas melhores oportunidades de negócios, com o propósito de estimular a competitividade da economia, a geração de emprego e renda, e a inovação tecnológica no Estado de São Paulo.

Até o momento, 62 empresas já anunciaram investimentos no Estado com o apoio da Investe SP, gerando R$ 21,6 bilhões em investimentos e 49,5 mil empregos. No portifólio de clientes estão empresas como Natura, Mercedes-benz, Toyota, Hyundai, Dow Chemical, Foxconn, Caterpillar, Syngenta, Samsung, JCB, entre outras.

Fonte: SDCT-SP

Próximos Eventos