+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Internet para Todos: 80 municípios do Paraná estão na primeira fase

O município de Foz do Iguaçu (PR) será um dos primeiros a ser atendido pelo programa Internet para Todos, assegurou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Ele também antecipou que 80 cidades do estado serão beneficiadas na primeira fase da empreitada. “O Internet para Todos tem uma implantação rápida, imediata e nessa primeira etapa serão reservados 80 municípios ao Paraná. Nós assumimos esse compromisso e o município e Foz do Iguaçu será um dos primeiros a ser beneficiado”, destacou o ministro.

O programa tem o objetivo de conectar milhares de localidades em todo o país sem acesso à rede. Para isso, usará a capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio do ano passado. Por meio de convênios com os ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, a conexão do equipamento também será usada para monitoramento de fronteiras, conexão de escolas públicas, postos de saúde e hospitais.

Nas próximas semanas, os municípios poderão se credenciar para participar do programa. Para isso, os prefeitos deverão encaminhar um ofício ao MCTIC solicitando a adesão à iniciativa, com um telefone e e-mail para contato. A partir desse documento, a pasta vai enviar às cidades um modelo de termo de adesão, que deverá ser preenchido com a indicação das localidades a serem atendidas. Esse termo também define as obrigações do município, como a garantia da infraestrutura básica para a instalação dos equipamentos de conexão e a aprovação pelas Câmaras Municipais da dispensa da cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos