+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe dissemina a Ciência e Tecnologia nas escolas públicas do estado

O Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) recebeu nesta segunda-feira, dia 18, no auditório Antônio Tavares de Bragança, a visita dos alunos da escola municipal Fernando Ribeiro Franco, localizada no povoado de Pedras, município de Muribeca. O objetivo da visita foi divulgar e popularizar o projeto ‘Ciência e Tecnologia: Interiorizando a Química para o futuro’ para os alunos de ensino fundamental e médio das escolas estaduais e municipais do interior do Estado de Sergipe.

Durante a manhã, os 30 alunos comemoraram o Dia do Químico conhecendo os laboratórios, as funções e as pesquisas realizadas no ITPS, órgão vinculado a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e da Tecnologia (Sedetec).

Segundo a professora de Ciências da Escola Municipal Fernando Ribeiro Franco, Maria José Rodrigues, os alunos ficaram muito atentos às informações, assimilando com facilidade a importância do Instituto para a sociedade. “Foi muito bom mostrar para eles a tecnologia, os laboratórios, já que não temos na nossa região e eles só conheciam pelos livros’’, declarou.

Coordenado pela pesquisadora Angélica Baganha Ferreira e com a participação dos técnicos Ana Virgínia Dantas, Claúdia Xavier, Maria do Socorro Peres e Joselúzia Soares, o projeto do ITPS está proporcionando aos alunos da rede pública do ensino fundamental e médio do Estado uma maior acessibilidade ao conhecimento da ciência e tecnologia produzida em Sergipe. “Através da visita ao Centro de Memória do ITPS, os alunos conhecem a história da química no Estado de Sergipe, proporcionando maior estímulo ao aprendizado no interior do Estado, estimulando-os para a vocação na carreira científica”, explica o diretor-presidente do ITPS, José do Patrocínio Hora Alves.

A escola municipal Fernando Ribeiro Franco foi a primeira do interior do Estado convidada para conhecer as instalações do ITPS que abriga laboratórios de Água e Despejos, Solos, Química Agrícola, Microbiologia, Análise Foliar, Bromatologia, Inorgânica, Ensaios e Resistência dos Materiais e produtos Pré-Medidos.

O secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, parabenizou o projeto do ITPS, destacando a contribuição que estas ações proporcionam às crianças e jovens, através das visitas aos laboratórios de química. “A visita destes alunos aos laboratórios do ITPS possibilita uma aproximação maior com a química, vivenciando, e com os avanços no segmento de ciência, tecnologia e inovação. Este pode ser um grande passo para que estes jovens sigam a carreira científica e quem sabe, a partir dai, surjam futuros cientistas sergipanos”, ressalta o secretário.

Para o aluno Jackson dos Santos, 13 anos, o encontro foi enriquecedor para o seu conhecimento científico. “Aprendi no laboratório de Bromatologia que os alimentos congelados têm muita água, a exemplo do frango de1 kgcongelado que contém200 gramasde água”, afirmou o estudante a sua nova descoberta.

Fonte: Ascom – Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia do Sergipe

Próximos Eventos