+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Instituto Insikiran realiza II Semana dos Povos Indígenas da UFRR

O Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (INSIKIRAN/UFRR) promove, nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, a segunda edição da Semana dos Povos Indígenas da UFRR. O evento ocorrerá no Auditório Alexandre Borges, no Malocão do Insikiran e no Espaço de Cultura e Arte União Operária.

Realizado pelo INSIKIRAN e pela Coordenação de Cultura (Ccult/UFRR), com o apoio de instituições e organizações parceiras, o evento visa promover o protagonismo de artistas, artesãos, estudantes, pesquisadores, professores, mestres e mestras indígenas de diferentes etnias.  O projeto foi articulado em 2014 com o propósito de dar ampla visibilidade à produção acadêmica e científica de alunos indígenas, pesquisadores e professores comprometidos com universo cultural indígena na academia.

A socialização acontece em diferentes momentos e busca contemplar a pluralidade dos diferentes povos, representados por seus alunos matriculados nos três cursos do Instiuto Insikiran: Licenciatura Intercultural, Gestão Territorial Indígena, Gestão em Saúde Coletiva Indígena, como também dos alunos do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI).  Durante os três dias de evento, serão realizados seminários temáticos, conferências, mesas-redondas, oficinas, minicursos, painéis, mostra acadêmica, debates, feira de artesanato e extensa programação cultural.

Para a Diretora do Instituto Insikiran, Profª. Ise de Goreth, a Semana dos Povos Indígenas da UFRR é mais uma conquista que se consolida no momento em que o Instituto completa 15 anos de criação. “O ambiente socializador que a Semana dos Povos Indígenas cria é uma maneira de integrar alunos indígenas, suas comunidades, seus pares, a comunidade universitária e a sociedade em geral por meio de suas produções intelectuais, suas culturas distintas em um cenário de desafio comum”, disse.

A Semana encerra no dia 29 de janeiro, data em que acontece a abertura do III Encontro de Todos os Povos, uma parceria do Instituto Insikiran com os artistas e artesãos indígenas por meio da articulação da Galeria Jaider Esbell de Arte indígena Contemporânea.

As inscrições para apresentação de trabalhos, nas modalidades banner e comunicação oral, será de 12 a 22 de janeiro, pelo site: http://eventos.ufrr.br/splinter/. As inscrições somente para participação no evento ocorrem no período de 12 a 27 de janeiro no mesmo endereço eletrônico. Todas as inscrições são gratuitas.

Serviço:

Evento: II Semana dos Povos Indígenas da UFRR

Data: De 27 a 29 de janeiro

Locais: Auditório Alexandre Borges, Malocão do Insikiran e Espaço de cultura e arte União Operária.

Inscrições de trabalhos: 12 a 22 de janeiro, pelo site: http://eventos.ufrr.br/splinter/

Confira a programação do evento:

 

Quarta-feira – 27/01

9h às 11h: Credenciamento. Local: Auditório Alexandre Borges

15h às 17h30: Mostra Científica “Comunicação Oral”. Local: INSIKIRAN

18h30 às 19h: Conferência de Abertura “Interculturalidade”.  Local: Auditório Alexandre Borges

20h às 21h: Apresentação Cultural “Feira de Artesanato e Culinária Típica”.  Local: Auditório Alexandre Borges

Quinta-feira – 28/01

08h às 12h Minicursos e oficinas Local: INSIKIRAN

14h30 às 17h Mostra Científica Comunicação Oral Local: INSIKIRAN

17h30 às 19h Mesa-Redonda Tema: Índios e os Direitos no cenário atual. Local: Auditório Alexandre Borges

18h – 21h Feira de Artesanato e Culinária Típica Local: Malocão do INSIKIRAN

Sexta-feira – 29/01

08h às 12h Minicursos e oficinasLocal: INSIKIRAN

14h30 às 17h: Mostra Científica Apresentação de Trabalho Local: INSIKIRAN

17h30 às 19h Mesa-redonda Tema: A Saúde Indígena: avanços e desafios. Local: Auditório Alexandre Borges

18h às 21h: III Encontro de Todos os Povos.Local: Espaço de Arte e Cultura União Operária

Fonte: UFRR

Próximos Eventos