Giro nos Estados

Instituto Centec certifica 120 pessoas através do Programa de Capacitação MPX no Ceará

Através de uma parceria entre o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Usina Termelétrica Pecém II na execução do Programa de Capacitação MPX, 120 pessoas foram certificadas nos cursos de Secretariado Básico, Manicure e Pedicure, Cabeleireiro e Culinária Regional em solenidade na última terça (31/07) no auditório do CVTEC (Centro Vocacional Técnico) de São Gonçalo do Amarante.

Participaram da mesa solene o Diretor de Extensão Tecnológica e Inovação (DETI) do Instituto Centec, Adriano Batista; a gerente de responsabilidade social e ambiental da MPX Energia, Juliana Pamplona; a secretária de Educação de São Gonçalo, Fátima Mendes; a deputada estadual, Bethrose Araújo ; o gerente do SINE/IDT de São Gonçalo, Rogério Leitão; além dos coordenadores pedagógico e financeiro do projeto, respectivamente, Fabíola Damasceno e Walter Gonçalves.

Para o diretor Adriano Batista, o Instituto Centec, com os seus mais de 10 anos de atuação em todo o Estado, por meio de 41 unidades, tem encarado e sido vencedor no desafio de promover uma educação profissional que possibilite melhor qualidade de vida para a população de baixa renda. “As turmas que estamos formando hoje me deixaram particularmente muito orgulhoso, pois são 100% composta por mulheres. Com ações como estas, acreditamos que o Instituto Centec está contribuindo para diminuir as desigualdades de gênero, em especial no acesso da mulher ao mundo do trabalho”, declarou ele.

Segundo Juliana Pamplona, os cursos oferecidos foram escolhidos de acordo com a demanda das comunidades, através de questionários diagnósticos e que, por isso, as formações oferecidas, foram um sucesso: “estou muito feliz porque podemos ver que todas as formandas estão bastante satisfeitas com o aprendizado alcançado e, especialmente, porque não tivemos nenhuma evasão. Assim, esperamos que o curso seja efetivo na vida delas, sendo um diferencial na hora de conseguir um emprego.”

Atestando o retorno positivo das formandas, a estudante Luara Lima de Abreu, de 19 anos, que participou da turma de Secretariado no turno da noite – e que já trabalha na administração de uma academia – afirmou que se sente, com o curso, mais capacitada para realizar as suas atividades profissionais diárias: “hoje eu sei a melhor maneira ou o jeito correto de fazer as coisas no meu trabalho e estou aplicando no meu dia-a-dia o que eu aprendi aqui.”

“O município de São Gonçalo está passando por grandes mudanças e precisa se preparar cada vez mais com cursos como esses, que são fundamentais para gerar o desenvolvimento da cidade. Torço para que o Instituto Centec e a MPX Energia possam crescer juntos com São Gonçalo, gerando oportunidades para todos”, festejou a parlamentar Bethrose.

Fonte: SECITECE-CE

Próximos Eventos