O subsecretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Frederico Alexandre Oliveira, juntamente com o superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, George Brito, estiveram reunidos, nessa quinta-feira, 23, na sede do órgão, em Palmas, com os representantes do Rio de Janeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), para estabelecerem um plano para ampliar o número de projetos de inovação no Estado. De acordo com gerente do Departamento de Produtos Financeiros Descentralizados da Finep/ Agência Brasileira de Inovação, Marcelo Camargo, o motivo da visita foi para fortalecer a parceria com o Governo do Tocantins, uma vez que, por meio da Agência de Fomento, o Estado é beneficiado com o crédito subsidiado para as empresas para desenvolverem projetos de inovação por meio do INOVACRED, sendo que o Tocantins já conta, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) com o – Programa de Inovação Tecnológica (Tecnova) de subvenção descentralizada. “Estamos agora construindo mas um braço por meio dessa parceria para que as empresas possam desenvolver ainda mais projetos de inovação. Também estamos criando uma agenda de movimento de inovação pelo Estado do Tocantins em parceria com a Seden”, observou Camargo, ressaltando que no Tocantins são beneficiadas com o programa Tecnova 24 empresas.
Segundo o superintende George Brito, a reunião serviu para aliar, em relação aos recursos do Tecnova, os recursos que já foram pagos, além dos cronogramas para os próximos pagamentos e as novas parcelas de financiamento via Finep com contrapartida do Estado e também o novo programa de inovação para o Tocantins, o Inovacred, para fomentar pequenas e médias empresas através de produtos e processos de desenvolvimento inovadores. Para o subsecretario Frederico Oliveira, o encontro com os representantes da Finep resultou na elaboração de uma agenda positiva para o Estado. “A partir de julho serão realizadas visitas aos municípios, começando por Gurupi, no próximo dia 23 de julho, com envolvimento de outras instituições.
Com esse contato, abriu-se um leque para a construção dessa agenda positiva para o Estado, com intuito de expandir o programa para todas as regiões do Tocantins e, consequentemente, promover o desenvolvimento econômico e social do Estado’, enfatizou. A ação será destinada às micros e pequenas empresas, por meio de oficinas, palestras e cursos com apoio da Seden, Finep, agentes financeiros e demais parceiros, onde serão esclarecidos aos empresários os modelos de apresentação de projetos inovadores. A ideia é que o agentes financeiros possam também financiar outras modalidades de investimentos, não contempladas pela Finep, a exemplo da aquisição de máquinas e instrumentos de expansão das empresas. Participaram ainda da reunião representantes do IEL, Agência de Fomento do Estado e diretores da Seden. INOVACRED O Programa INOVACRED visa oferecer financiamento a empresas de receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 90 milhões, para aplicação no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, ou no aprimoramento dos já existentes, ou ainda em inovação em marketing ou inovação organizacional visando ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional ou nacional. Esse apoio será concedido de forma descentralizada, por meio de agentes financeiros, que atuarão em seus respectivos estados ou regiões, assumindo o risco das operações. TECNOVA O Tecnova tem como objetivo criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação – por meio de recursos de subvenção econômica – para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte, com foco no apoio à inovação tecnológica e com o suporte aos parceiros estaduais. A meta global é que cerca de 800 empresas sejam apoiadas em todo o território nacional.
Fonte: SEDEN-TO