Giro nos Estados

Inscrições para os editais do Programa de Comunicação Científica encerram dia 09 no AM

Profissionais e estudantes das áreas de Comunicação Social, Letras e Design têm até o próximo dia 09 para realizar inscrições nos editais do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência – Comunicação Científica (027/2013 e 028/2013), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Ao todo serão disponibilizadas 65 vagas para graduados e graduandos que tenham interesse em atuar na área de difusão científica. Entre as atividades a serem desempenhadas estão: produção de textos, imagens, áudios e demais produtos de comunicação relacionados à divulgação de pesquisas teóricas/aplicadas ou de inovação, bem como demais assuntos referentes à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

O Programa de Comunicação Científica terá vigência de 24 meses e a previsão é de que a implementação já ocorra a partir de março do próximo ano.

Após as inscrições será realizada a seleção, de acordo com as etapas: avaliação do currículo e histórico escolar, prova prática e entrevista. No caso das  subcoordenações serão analisados projetos.

SECTI-AM E FAPEAM

O Programa de Comunicação Científica tem como foco atender duas frentes de trabalho. A primeira coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), que atuará como uma agência de comunicação científica, ou seja, os bolsistas produzirão reportagens para postagem on-line, jornais impressos, TV e  rádio, com  informações sobre o que o Amazonas faz em termos de CT&I. O principal veículo utilizado é o Portal Ciência Em Pauta.

Já a segunda frente é de responsabilidade da Fapeam, e apresenta quatro eixos temáticos. Sendo três voltados para a área de Comunicação Social, envolvendo o Portal da Agência de Notícias Fapeam, TV Fapeam e Rádio Com Ciência, e um eixo transversal, que abrange profissionais de áreas de apoio, como designers, publicitários e fotógrafos.

ATUAÇÃO

As 56 vagas serão divididas entre as duas instituições. Sendo, 21 destinadas à SECTI-AM e 44 à Fapeam. A carga horária e valores das bolsas referentes ao Programa Comunicação Científica estão disponíveis na página eletrônica da Fundação.

A divulgação do resultado sai em fevereiro no portal da Fapeam, e o extrato da Decisão com resultado será publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E).

O Programa de Comunicação Científica foi criado em 2005 com o objetivo de popularizar a área de CT&I no Estado.

Fonte: SECTI-AM

Próximos Eventos