Giro nos Estados

Inscrições para o Programa Centelha Sergipe continuam abertas até dia 30 de agosto

Os interessados em participar do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha-SE) têm até o dia 30 de agosto para se inscrever. Em Sergipe, 226 ideias já foram submetidas à inscrição. O programa foi lançado pelo governo do Estado e Fundação de Apoio à Inovação Tecnológica (Fapitec-SE). Alunos da rede estadual de ensino que têm ideias inovadoras e querem transformá-las em um empreendimento também podem participar do edital.

O Centelha-SE tem iniciativa relevante para desenvolver e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador e acelerar a geração de novos empreendimentos de base tecnológica. O programa busca criar 23 startups e capacitar empreendimentos ou processos inovadores para o desenvolvimento de bens ou serviços. Na criação das empresas, cada projeto receberá até R$ 53 mil, não reembolsáveis. A execução tem prazo de um ano.

Os projetos deverão apresentar temáticas inovadoras, a exemplo de: Automação; Biotecnologia; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência artificial; Internet das coisas; Manufatura avançada e Robótica; Mecânica e Mecatrônica; Química; Realidade aumentada; Realidade virtual e Tecnologia da Informação.

De acordo com Ana Flávia Menezes, coordenadora executiva de apoio e desenvolvimento de programas da Fapitec, o intuito é que essas novas empresas contribuam para o desenvolvimento social, científico, tecnológico e econômico do estado de Sergipe, com atuação em áreas, como a Pesca e Aquicultura; Petróleo e Gás; Agronegócio; Fabricação de Alimentos e Bebidas; Têxtil, Confecção e Calçados; Comércio e Varejo; Construção Civil; Economia do Turismo, Gastronomia, Marketing e Mídias; Eventos e Lazer; Meio Ambiente, entre outras.

O resultado final será divulgado no dia 30 de dezembro e os empreendedores selecionados no edital terão o prazo de 2 de janeiro a 2 de março de 2020 para constituição da empresa e inserção de documentos para a contratação da Plataforma FAP.

Como se inscrever

As propostas ao Centelha-SE poderão ser submetidas por pessoas físicas, vinculadas ou não a empresas com até 12 meses de existência anteriores à data de publicação do edital e faturamento bruto anual de até R$ 4.800.000, 00 (quatro milhões e oitocentos mil reais), sediadas no estado de Sergipe.

Para inscrever a ideia no Centelha, Fernanda Konradt de Campos, coordenadora de projetos da Fundação Certi, executora do programa no país, diz que o participante deve acessar o site do programa, selecionar seu Estado de origem, ler atentamente as regras do edital e clicar no botão de inscrições. A coordenadora detalha o passo a passo. “Nesta primeira fase, a inscrição da ideia é bastante simples e o participante deverá responder a quatro questões-chave: (1) qual é o problema que pretende resolver, (2) qual é a solução proposta, (3) qual é o seu diferencial frente ao que já existe no mercado, e (4) quem é a equipe que irá desenvolver o negócio”, finaliza.

A representante da Fundação Certi lembra que para ajudar os empreendedores nessa tarefa, o Programa Centelha disponibilizou uma série de capacitações que estão abertas ao público em seu canal do YouTube e que trazem as principais dicas para quem quer submeter uma ideia com maiores chances de aprovação.

Com a mudança no prazo, as propostas deverão ser submetidas até o dia 30 de agosto no sistema do Centelha-SE. Mais informações, podem ser obtidas no setor de inovação da Fapitec: (79) 3259-3007.

Fonte: SEDETEC SE

Próximos Eventos