Giro nos Estados

Inscrições para o Prêmio Fapitec de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica encerram nesta sexta-feira

Encerram nesta sexta-feira, 02 de agosto, as inscrições para o Edital de Prêmio Fapitec de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica, edição 2013, lançado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Nesta edição, o Edital de premiação conta com a categoria de Jovem Cientista destinada aos alunos do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Jr (Pibic Jr). Para o diretor técnico da Fapitec, Marcelo Mendonça, essa iniciativa é importante para a formação dos jovens pesquisadores do Estado. “A premiação serve para estimular nos alunos bolsistas o interesse por temas relacionados à C,T&I”, confirma Marcelo Mendonça. Outra novidade é a mudança na classificação das categorias e modalidades. A categoria científica contará com as modalidades Pesquisador Sênior, Pesquisador Júnior e Jovem Cientista.

O objetivo do prêmio é reconhecer a produção de pesquisas em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) e a comunicação científica no estado de Sergipe que possuem destaque e relevância. Para a premiação será disponibilizado o valor de R$ 25 mil, por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob a gestão da Sedetec.

Categorias

Serão premiados os trabalhos realizados em Sergipe, que tenham caráter inovador e relevância para o progresso da C,T&I, das Ações Empresariais Inovadoras, das Tecnologias Sociais e da Comunicação Científica, visando fortalecer a qualidade acadêmica, universitária e empresarial com impactos e resultados para a sociedade.

Poderão concorrer ao Prêmio trabalhos em quatro categorias, que são: (1) Categoria Científica, nas modalidades Pesquisador Sênior, Pesquisador Júnior e Jovem Cientista; (2) Categoria Comunicação, nas modalidades Jovem Jornalista e Jornalismo Científico; (3) Categoria Inovação, nas modalidades Inovação Tecnológica e Empresa Inovadora. Já a Categoria Tecnologia Social poderão participar os pesquisadores, por meio de projetos que são inovadores nos âmbitos das tecnologias sociais, implantados há pelo menos cinco anos.

Histórico

A primeira edição do Prêmio Fapitec foi apresentada em 2009. Ao longo de cinco anos as categorias que mais receberam propostas foram a de Pesquisador Fapitec – nesta edição corresponde à Categoria Científica – e a de Jornalismo Científico. O aumento significativo é reflexo do maior interesse da comunidade científica apresentarem os resultados das pesquisas e dos jornalistas divulgarem o que é desenvolvido no Estado. O prêmio contou com a participação dos bolsistas, pesquisadores, jornalistas, comunicadores, inventores e empresários atuam em atividades científicas, tecnológicas e inovadoras.

Inscrição

A inscrição será feita em dois momentos, um por via eletrônica e outra presencial. As propostas deverão ser apresentadas e encaminhadas à Fundação por meio eletrônico no SIGFAPITEC, disponível na página da Fundação (www.fapitec.se.gov.br), até às 23h59, do dia 02 de agosto. Já a submissão da versão impressa deverá ser entregue na FAPITEC/SE até o dia 05 de agosto, das 7h às 13h.

Fonte: Fapitec

Próximos Eventos