Giro nos Estados

Inpa abre inscrição para o Programa de Iniciação Científica

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio da Coordenação de Capacitação (COCP), abriu seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) e Iniciação Científica Voluntária (PIC). O Pibic é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Paic pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Confira o edital na íntegra aqui.

Os Programas de iniciação científica têm por objetivos proporcionar ao estudante, orientado por pesquisador qualificado num grupo de pesquisa experiente, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Também busca estimular pesquisadores a orientar estudantes de graduação, iniciando-os na produção do conhecimento científico, tecnológico e artístico cultural. Além disso, preparar clientela qualificada, para os Programas de Pós-graduação, contribuindo de forma decisiva à redução do tempo médio de permanência desses estudantes e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo.

Procedimentos de inscrição

O orientador poderá inscrever, no máximo, cinco (5) estudantes. Pesquisadores bolsistas só poderão inscrever um (1) estudante. Os estudantes não contemplados com bolsa Pibic/Paic e que tenham sido classificados, poderão participar, a pedido, como estudantes do Programa de Iniciação Científica Voluntária do Inpa (PIC) submetidos às mesmas normas para os bolsistas Pibic/Paic.

Só poderão participar acadêmicos de instituições de ensino conveniadas com o Inpa, cursando a partir do 2º período até o penúltimo período, ser selecionado e indicado pela instituição beneficiada pela quota de bolsa, possuir currículo na Plataforma Lattes e cadastro no SIG-FAPEAM, além dos demais documentos exigidos: cópia legível do CPF, RG, histórico escolar, declaração de matrícula, comprovante de residência com CEP, duas (2) fotos 3×4.

Mais documentações tanto estão disponíveis no link ftp://ftp.inpa.gov.br/pub/documentos/DAT// .  As propostas devem ser encaminhadas até o dia 10 de abril, via impressa, presencialmente, para a sede do Inpa – Divisão de Apoio Técnico (DAT), alojamento 2 (no Campus I), localizado na Av. André Araújo, 2936, Petrópolis, das 8h às 12h e das 14h às 17h30.

Os Programas abrangem as áreas e subáreas de conhecimento são: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (Exatas e Engenharias, Clima e Ambiente, Química de Produtos Naturais); Ciências Biológicas (Botânica, Saúde, Ecologia, Genética, Zoologia I e II); Ciências Agrárias (Agronomia e Recursos Florestais); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Educação Ambiental, Ciências Humanas e Sociais) e Multidisciplinar.

Mais informações podem ser obtidas pelos fones: (92) 3643-3147ou (92) 3643-3149 ou pelo do e-mail:pibic.inpa@inpa.gov.br

Próximos Eventos