+55 (61) 4101-6508 / 4101-6509

Giro nos Estados

Inovação em alimentos é tema de debate em Aracaju

Cerca de 500 congressistas estiveram reunidos na cidade de Aracaju (SE) para debater os “Avanços em Tecnologia de Alimentos”. Encerrados nesta quarta-feira (21), o 2º Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos e o 1º Congresso do Instituto Nacional de Frutos Tropicais foram realizados simultaneamente, dividindo experiências entre participantes em oito áreas temáticas, incluindo apicultura, caprinocultura, fruticultura e psicultura.

Na abertura do evento, no dia 18, o presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe, José do Patrocínio Hora, comemorou o aumento dos investimentos em pesquisa no país e enfatizou a importância dos recursos serem administrados por gestores da área. “Nosso Estado tinha uma dívida com o setor de ciência e tecnologia, ajudamos a combater levando três profissionais das universidades para dirigir os órgãos ligados à pesquisa”, afirmou, relacionando o Instituto Tecnológico de Pesquisas de Sergipe, Sergipe Parque Tecnológico e Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe.

Na pauta principal, os encontros apresentaram inovações de interesse nacional destacando estudos das regiões Norte e Nordeste, a difusão de tecnologias inovadoras para a indústria e os Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Para o presidente do 1º Congresso de Frutos Tropicais, Narenda Naraim, as discussões contribuiram para estimular ainda mais as pesquisas na área. “Os frutos tropicais representam uma parcela significativa do conhecimento a ser explorado”, comentou. Para ele, a principal busca deve estar em agregar valor às inovações e aos produtos para, em conseqüência, garantir emprego e renda à população.

Ao todo foram realizados minicursos, mesas redondas, palestras e a apresentação de 550 trabalhos. Os eventos foram realizados pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia em Alimentos Secção Sergipe (SBCTA-SE), com o apoio do governo do Estado, da Sedetec, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Prefeitura de Aracaju, do CNPq, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fonte: Gestão C&T, com informações da Sedetec/SE

Compartilhe:

    Próximos Eventos