+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Inova MA: Governo do Estado incentiva empreendedorismo inovador com lançamento de novo edital Startups

O Governo do Estado vai investir R$ 1 milhão no apoio a projetos inovadores por meio do edital FAPEMA/SECTI Nº 019/2021 – Incubação de Startups lançado nesta sexta-feira (06). O Programa de Startups – Ciclo 2021/2022, constitui-se num estimulador de inovação em empresas e envolve processos de criação de novos negócios baseados em tecnologias inovadoras. Por meio do edital, que está inserido no programa Inova Maranhão, serão realizados workshops, semanas de hackathons, mentorias especializadas, definição e acompanhamento de metas, ferramentas, conexão com investidores, espaços de coworking e disponibilizados recursos financeiros para as equipes aprovadas no edital. Os interessados em submeter propostas podem se inscrever até o dia 05 de setembro. Todas as informações estão no endereço  https://www.inova.ma.gov.br/programa-startups-21-22

Participaram do lançamento do edital, que foi realizado de forma virtual pelo canal do Youtube Inova Maranhão https://www.youtube.com/watch?v=OQGpdzUjbio, o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Davi Telles, o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, o diretor Administrativo e Financeiro da Fundação, Rodrigo Brandão, o superintendente de Inovação da Secti e coordenador-geral do programa Inova Maranhão, Leandro Franco, e  o coordenador do eixo Startup do programa, Hermano Reis. Durante o evento, os CEOs das startups Dona Rita, Eduardo Oliveira; Entregatex, Thiago Silva e Tec Teca, Jéssica Furtado, todas contempladas em editais anteriores, falaram sobre o crescimento de seus projetos a partir do financiamento do edital.

“É inevitável reconhecer que se não fosse uma escolha, uma opção de modelo de governo de estado que investisse, robustamente, recursos públicos em inovação nós não estaríamos com startups voando e com perspectiva muito maior de nos tornamos um dos maiores estados do Brasil em inovação. Isso foi a perspectiva de um investimento público feito por um governador que entende o caráter estratégico da inovação para o desenvolvimento socioeconômico e para melhores dias para o nosso povo” destacou o secretário da Secti, Davi Telles.

O diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, também falou sobre a importância do programa Inova Maranhão e dos investimentos do governo nessa área. “O edital de Startup visa o fomento de empresas de base tecnológica que estão ainda iniciando as suas ações como empresas. Os recursos destinados são para a melhoria dos processos dessas empresas e para mentoria que é feita com profissionais experientes no ecossistema da inovação, com o suporte da Secti. Estamos com uma grande expectativa de bons resultados para este novo edital”, disse André Santos.

divulgação

NOVAS OPORTUNIDADES

O superintendente de Inovação da Secti e coordenador-geral do programa Inova Maranhão, Leandro Franco, disse que o programa Inova Maranhão abre novas oportunidades por meio da formação dos empreendedores. “Nosso papel dentro dessa formação é educacional. A gente provê conteúdos, mentorias, uma metodologia de desenvolvimento de pessoas muito importante e condições financeiras para que esses grupos de empreendedores prosperem. Esse é um programa que democratiza oportunidades”, enfatizou Leandro Franco.

A metodologia e a aplicação de recursos deste novo edital foram apresentados pelo coordenador do eixo Startup do programa, Hermano Reis. O programa vai ser dividido em três etapas: etapa 0, 1 e 2. Na etapa 0 serão selecionadas até cem equipes que vão participar de maratonas de trabalho buscando a validação rápida de negócios, oportunizando conhecimento.

As empresas que passarem por essa primeira fase irão para a etapa 1, a de incubação. Serão selecionadas para esta etapa até 25 empresas que participaram, dentre outras atividades, de mentorias, workshops, para ajudar no crescimento e avanço para terceira fase. Em seguida serão selecionadas 16 equipes para próxima etapa, que é a de pré-aceleração, que será focada no produto e vendas.  “A gente quer realmente incentivar as startups que estejam indo bem, que estejam crescendo, para que elas cresçam cada vez mais rápido e cada vez melhor”, observou Hermano Reis.

O público-alvo do edital são pessoas físicas com startup em fase de ideação ou operação com o intuito de abrir uma empresa no estado do Maranhão.  Podem se inscrever para este edital, pessoas físicas com startup em fase de ideação ou operação mesmo que possuam empresa constituída inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ.

Sobre o Inova Maranhão

O Programa Inova Maranhão é uma política pública que visa estimular práticas de inovação, de empreendedorismo e de uso e desenvolvimento de tecnologias no estado. O Programa é orientado para impacto socioeconômico, para a democratização das oportunidades e para o incremento da eficiência das organizações, atuando em eixos: Startups, Educação Básica, Universidade, Administração Pública, Empresas .

Fonte: SECTI MA em 30/08/2021

Próximos Eventos