+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Inova Goiás é tema de encontro na Fipe-USP

O superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SED), Mauro Faiad, participou de encontro de trabalho na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em São Paulo. O Inova Goiás foi o tema central da reunião.

O Programa Estadual de Inovação e Tecnologia – o Inova Goiás –, lançado em setembro de 2015 pelo governador Marconi Perillo e pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, busca reunir investimentos e ações voltadas à inovação em todo o Estado, melhorando, por exemplo, a competitividade por meio da integração entre as instituições governamentais, setor produtivo e a academia.

Na Fipe, Mauro Faiad foi recebido pelo diretor presidente da instituição, Carlos Luque, e pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (Fea-USP), Milton de Abreu Campanário.

De acordo com o Mauro Faiad, uma das discussões abordadas durante o encontro foi o fortalecimento dos ambientes de inovação – Parques Tecnológicos, Incubadoras de Empresas, Arranjos Produtivos Locais (APLs), e a rede de Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Rede Itego) –, por meio de políticas públicas a serem executadas via Inova Goiás.

Para o superintendente, o debate é importante para que haja maior troca de informações e tecnologias. “A Fipe tem larga experiência nessa área, pois foi a responsável pelos planos de ciência e tecnologia dos últimos governos de São Paulo. Estamos recorrendo ao que há de melhor no que diz respeito ao conhecimento e corpo técnico”, afirma Faiad.

Fipe

A instituição é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973 e, entre seus objetivos está o apoio ao departamento de Economia da FEA-USP. Possui, hoje, destacada atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.

A Fipe analisa os fenômenos econômicos e sociais com base no instrumental teórico e metodológico da Economia. Dentre seus propósitos estão a contribuição com o debate dos problemas econômicos e sociais do Brasil, a expansão do conhecimento econômico, desenho de contratos públicos e privados mais eficientes e a formulação de políticas econômicas voltadas para o aumento do bem estar, entre outros.

Fonte: SED-GO

Próximos Eventos