+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Implantação de indústrias químicas em Sergipe é pauta de reunião com especialistas e Governo

Equipes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) receberam a visita de integrantes da Associação Brasileira de Química (ABQ/SE). O encontro, que ocorreu na quarta-feira (22), teve como objetivo o estudo de potencial de implantação de indústrias químicas em Sergipe.

Representando a ABQ, estiveram presentes os professores Haroldo Silveira Dórea e Maria de Lara Arguelha, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os especialistas falaram sobre as atividades desenvolvidas pela universidade na área da química e se colocaram à disposição para prestar colaboração acadêmica na organização de eventos sobre o tema.

“Sergipe reúne diversos pontos fortes em se tratando de seu potencial econômico, a exemplo das reservas de petróleo e gás em águas profundas e de materiais minerais em subsolo. São elementos que favorecem a instalação e ampliação de indústrias químicas no estado. Com a cooperação técnica da ABQ com o Governo de Sergipe, esse potencial torna-se ainda mais promissor”, salientou o secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho.

Também foram discutidos estudos feitos pelo Governo do Estado e pela Codise nos anos 80, abordando os investimentos realizados com consultorias diversas. “A reunião foi uma oportunidade para evidenciar a potencialidade sergipana e resgatar seu histórico econômico, tendo como objetivo olhar para o cenário de hoje e atrair novos empreendimentos no setor da química”, afirmou o diretor-presidente da Codise, José Matos.

Como encaminhamento, a Codise comprometeu-se a trabalhar na busca de seu acervo técnico, a fim de que os contatos com a ABQ sejam retomados posteriormente. Uma nova reunião deve ser agendada até o final do ano para que seja tratado o andamento dos trabalhos.

Esteve presente ao encontro, além dos representantes da ABQ e dos gestores e corpo técnico da Sedetec e da Codise, o presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro (Assedis), Hiro Hayashi.

Fonte: SEDETEC em 04/10/2021

Próximos Eventos