Giro nos Estados

Ideias de negócios podem sair do papel com acompanhamento no Espírito Santo

Quem tem uma boa ideia de negócio e quer começar com o pé direito no mercado vai poder contar com acompanhamento de gente que entende de empreendedorismo. Um programa de pré-incubação de empresas começa a funcionar este mês no Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, em Vila Velha. A iniciativa do curso de Administração deu origem à Insight, que este ano vai assessorar somente pequenos negócios de alunos da própria escola.

A partir de 2016, a intenção é acompanhar também os empreendimentos da comunidade em geral. O edital para seleção dos projetos foi publicado na sexta-feira (24) no site www.ceetvascocoutinho.com.br.

Para tirar dúvidas sobre o programa, haverá uma mesa-redonda durante as aulas inaugurais do segundo semestre, nos três turnos, que acontecem na próxima segunda-feira (27), às 09h, 15h e 18 horas. Os alunos interessados poderão acompanhar o debate sobre incubadoras, empreendedorismo e inovação, que contará com a participação da subsecretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Camila Dalla Brandão, do superintendente da incubadora de empresas de base tecnológica TecVitória, Vinícius Chagas, e do gestor do SebraeUP (programa de pré-aceleração do Sebrae), Samuel Graciolli.

“A cada dia que passa, encontramos no Espírito Santo projetos e ideias inovadoras que precisam ser direcionadas de acordo com suas demandas. Geralmente, a gestão é muito complicada de se fazer, tornando-se um dos principais motivos de mortalidade das empresas. Por isso, se preocupar com processos e ferramentas que facilitem o dia a dia e auxiliem no controle de uma empresa é essencial. No Vasco Coutinho, existem diversos cursos técnicos nos quais os alunos frequentemente apresentam projetos e produtos com potencial comercial. O processo de pré-incubação no centro técnico tem muito a agregar na estrutura como um todo, seja na gestão, na capacitação de professores e alunos e no contato com as demandas de mercado”, avalia Camila Dalla Brandão.

Insight: gerando ideias

As ideias de negócio selecionadas para o projeto piloto de pré-incubação pela Insight terão assessoria especializada para torná-las mais viáveis comercialmente. Os incubados serão orientados nas áreas jurídica, de marketing e de finanças.

“Nosso objetivo é utilizar toda a base empreendedora do curso de Administração na incubadora para assessorar pequenos negócios e transformá-los em mais rentáveis. Com esse acompanhamento, os empreendedores têm menos chance de errar no caminho”, explica a coordenadora da Insight, Daniela Cerutti, que também é coordenadora do curso de Administração do CEET Vasco Coutinho.

Segundo ela, existem vários casos de alunos da escola técnica que já são microempreendedores e a ideia é transmitir os conhecimentos necessários para eles desenvolverem as estratégias de marketing, firmarem parcerias e realizarem investimentos.

No primeiro semestre de 2016, a expectativa é que a Insight lance um novo edital, desta vez também aberto a empreendimentos de pessoas da comunidade, e não somente de alunos.

Fonte: SECTTI-ES

Próximos Eventos