+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

I Encontro Interinstitucional de Ciência, Pesquisa e Inovação do Vale do São Francisco reune Governo de Pernambuco e Univasf

Teve início, nesta quinta-feira (3), o I Encontro Interinstitucional de Ciência, Pesquisa e Inovação no Vale do São Francisco. O evento contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos, do reitor pró-tempore da Univasf, Prof. Paulo César Faunges, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF-Sertão, Prof. Alexandre Côrrea, representando a reitora Prof.ª Maria Leopoldina Veras, e do presidente da Facape, Antônio Henrique Habib. Com transmissão ao vivo pelo Canal TV Caatinga no YouTube, o encontro segue até sexta-feira (4).

Com objetivo de articular e discutir demandas de ciência, pesquisa, inovação e políticas públicas de desenvolvimento regional com interface entre a Univasf e o Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), além de debater ações voltadas para consolidação de ambientes e empreendimentos de inovação no estado.

Na programação do primeiro dia, ainda contou com palestras do presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Pesquisa de Pernambuco (Facepe), Fernando Jucá, do presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Antônio Vaz, e do diretor de Ambiente de Inovação e Formação Superior da Secti, Carmelo Filho Após as palestras, já no período da tarde, os participantes visitaram locais estratégicos para o setor no município de Petrolina, como o Porto da Cidade, o Campus de Ciências Agrárias e o Espaço de Ciência e Cultura.

O secretário de CT&I, Lucas Ramos, destacou a importância do evento ser iniciado em Petrolina. “Minha satisfação é ver nossa cidade ocupando lugares estratégicos no desenvolvimento do futuro de Pernambuco e do Brasil. A nossa contribuição com políticas públicas que servem de inspiração e de modelo para outras unidades federativas, que enxergam em nós esse protagonismo do nosso estado sempre na vanguarda no setor de CT&I”, disse, ao reforçar os trabalhos em conjunto. “É com parcerias que a poderemos ampliar esses espaços, junto com o Governo e a Academia, fazendo conexão com as empresas e setores produtivos, que iremos fazer funcionar a hélice tripla de desenvolvimento”, reforçou.

Ao lado do presidente da Facepe, Fernando Jucá, Lucas Ramos anunciou o lançamento de um edital no valor de R$ 1 milhão e 50 mil reais, que vai viabilizar a pesquisa científica em museus. “Serão 150 bolsas de incentivo acadêmico para promoção de estudos dentro dessas instituições, preservando nossa história e com um olhar no futuro, para onde iremos”, contou, ao destacar que em dezembro outro será lançado. “Ainda em dezembro, teremos um novo edital, que vai se chamar “Locus da Inovação”, com o objetivo de ouvir das instituições e das pessoas, quais os problemas são prioridade para as políticas regionais. Uma chamada pública para concorrer e encontrar ambientes de inovação. Porque a partir daí, a gente vai poder transformar ainda mais Pernambuco”, concluiu o secretário.

Fonte: SECTI PE

Próximos Eventos