Giro nos Estados

I Chamado Internacional dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará

A Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá (APOINP) em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) , realizará na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) o “I Chamado Internacional dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará”, que ocorre de 18 à 22 de junho de 2018 no campus Marco Zero. O evento tem como objetivo discutir políticas de sustentabilidade ambiental, aproximar culturas, dar voz para as lutas de resistência, fortalecer o combate ao preconceito, discutir autonomia dos povos e as políticas públicas existentes para os povos que compõe o território da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica  (COICA).

A organização COICA é formada por nove países da Bacia Amazônica (Brasil, Equador, Venezuela, Bolívia, Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Colômbia e Peru), e busca discutir assuntos dos povos indígenas com apoio de movimentos sociais, comunidades tradicionais, mulheres, jovens, povos originários e uma ampla diversidade de setores interessados no assunto.

O “I Chamado Internacional dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará”, será o maior encontro de povos indígenas já realizado no estado do Amapá. Para discussão os povos indígenas estão chamando a sociedade para participar do evento. As inscrições podem ser feitas no site www.even3.com.br/chamado até o dia 17 de junho. O valor das inscrições varia entre R$20,00 e R$120,00, dependendo da função do participante. Indígenas, jornalistas, tradutores e colaboradores voluntários do evento não pagam taxa de inscrição.

No primeiro dia do evento ocorrerá o credenciamento dos participantes, das 8h às 15h no centro de vivências da UNIFAP. Durante todo o dia ocorrerá exposição fotográfica, marcha dos povos, encerrando com apresentações culturais. A partir do segundo dia, os ouvintes poderão participar de discussões, palestras, mostras de filmes indígenas, plenária e apresentação de trabalhos acadêmicos. Os interessados em apresentar trabalhos acadêmicos devem fazer a submissão do mesmo em alguma das áreas temáticas ofertadas, através do mesmo site da inscrição.

Evento: I Chamado Internacional dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará

Local: Universidade Federal do Amapá

Data: 18 a 22 de junho de 2018

Horário: das 9h às 21h

Contato: Patricia Teixeira (Comunicação do Chamado)

(91) 980905646  – Whatsapp

Fonte: Unifap

Próximos Eventos