Giro nos Estados

Hospital Universitário da UFRR-CUNI aprova recebimento do Hospital das Clínicas

Na manhã desta segunda-feira, 9 de setembro, o Conselho Universitário (CUNI/UFRR) aprovou o recebimento do Hospital das Clínicas do Governo do Estado para tornar-se o Hospital Universitário Pri’yawon da UFRR. A Unidade está sendo construída no bairro Senador Hélio Campos. Foram 28 votos favoráveis, uma abstenção e nenhum contrário.

Durante a reunião do Conselho Universitário, a comissão de planejamento do Hospital Universitário apresentou aspectos relativos à criação da Unidade. O professor Antônio Sansevero falou sobre os aspectos clínicos e ensino médico, o Pró-reitor Manoel Bezerra discorreu sobre as questões operacionais e técnicas e o coordenador da CLN, Aldir Menezes, sobre os jurídicos. Questões de engenharia e infraestrutura foram abordadas pelo Pró-reitor de Infraestrutura, Joel Moizinho.

Após as apresentações, foram ouvidos os conselheiros presentes que citaram aspectos favoráveis ao aceite da doação, dentre os quais: a fixação de profissionais da área de saúde no estado de Roraima, o fortalecimento e a expansão das pesquisas e a possibilidade de ofertar atendimentos médicos de média e alta complexidade.

Outro aspecto abordado na reunião do Conselho foi o papel da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). A empresa será contratada para gerenciar o Hospital Universitário da UFRR conforme decidido pelo CUNI no dia 15 de março, quando com 26 votos favoráveis, foi aprovada a proposta de criação do HU.

Nova Estrutura – Com a aprovação do recebimento da doação, o agora Hospital Universitário da UFRR passará por adequações. A área total inicial que seria 9.863,08m² será ampliada para 28.000,00m². O número de leitos do hospital irá saltar de 145 e15 de UTI para 218 leitos de Internação e 70 de UTI Adulto e Neonatal. Outra ampliação é o número de ambulatórios, de quatro para 60. O número de salas de cirurgia dobrou de cinco para 10, dentre outras alterações.

 

Benefícios – A criação do hospital vai atender à população com o primeiro hospital da esfera federal de Roraima. A unidade está sendo construída em uma região que fica em torno de 36 bairros, envolvendo cerca de 280 mil habitantes. O Hospital será importante para colaborar para o atendimento das exigências acadêmicas dos cursos da área de saúde oferecidos pela Instituição, nos níveis de graduação e pós-graduação.

A unidade também será fundamental para outros cursos de graduação, tais como Física e Comunicação Social que podem devolver pesquisas no local. Fundar o Hospital Universitário também atende ao que está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRR.

Próximas etapas – Com a aprovação, o Governo do Estado será comunicado que a proposta foi aceita e irá finalizar a construção dos dois blocos, seguindo as recomendações dos técnicos do Ministério da Educação. A Reitoria da UFRR terá tratativas com o Ministério da Educação e informará as necessidades orçamentárias para execução da ampliação do Hospital Escola.

Pri’yawon – O vocábulo, em macuxi, conforme o Dicionário da língua Makuxi, de autoria do professor Celino Alexandre Raposo, significa saudável (que ou aquele que está em plena saúde).

Fonte: UFRR

Próximos Eventos