+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Grand Prix Senai de Inovação começa quarta-feira em Maringá

Competição de ideias tem 48 horas ininterruptas de duração e apontará soluções para os problemas enfrentados pelas indústrias na região

Empresas, empreendedores e estudantes terão a partir da próxima quarta-feira (19) a oportunidade de criar e apresentar soluções para os problemas enfrentados na atualidade pelas indústrias brasileiras, sobretudo de Maringá e região.

Será realizado, de 19 a 21 de novembro, o Grand Prix de Inovação. Trata-se de uma competição de ideias que terá 48 horas ininterruptas, durante as quais equipes multidisciplinares estarão mobilizadas para apresentar propostas inovadoras aos desafios da indústria metalmecânica e sucroenergética.

“A expectativa para essa competição é a de que as melhores soluções sejam depois desenvolvidas no Laboratório Aberto, envolvendo as indústrias interessadas em adotar a proposta inovadora. É relevante apontar o estímulo das ideias que vão surgir para inovar. O Senai, mais uma vez, acompanha a tendência de promover a inovação na indústria”, afirma Sonia Parolin, gerente de Serviços Tecnológicos e Inovação do Senai no Paraná.

Dois desafios

A disputa terá a participação de três escuderias, integradas por professores e alunos do Senai e de universidades, além de empreendedores locais. Ao longo da competição, serão apresentados dois grandes desafios que representam as principais dificuldades do segmento e que foram apontadas durante uma reunião realizada em outubro com indústrias da região.

O resultado final será divulgado na sexta-feira (21/11), com a apresentação das soluções, que terão sido avaliadas por uma equipe formada pela organização e por empresários do setor. A premiação será realizada às 15 horas.

Laboratório Aberto

O Grand Prix de Inovação compõem a programação do lançamento do Laboratório Aberto em Metalmecânica do Senai no Paraná, na quarta-feira.  Essa é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senai, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Sebrae Nacional para oferecer infraestrutura laboratorial à prototipagem, pesquisa e análise de produtos da indústria sul brasileira.

 “Vamos oferecer estrutura, conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento de novas ideias e produtos, processos e serviços, em um espaço que proporcionará trabalho em rede, laboratório de inovação, treinamento e suporte”, destacou Luiz Antonio Mendonça, gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, de Maringá.

 Primeiro do Sul

O Laboratório Aberto de Maringá é o primeiro do Sul do país, criado para promover a dinâmica dos projetos em inovação aberta. O espaço, denominado Laboratório de Inovação e Criatividade, ficará a cargo do Instituto Senai de Tecnologia (IST) Metalmecânico, com foco em desenvolvimento de inovações para este setor.

As outras quatro unidades também contempladas foram o IST Alimentos, de Mato Grosso do Sul; Automação, da Paraíba; Microeletrônica, do Amazonas, e Automação e Simulação, do Rio de Janeiro. O conjunto destes laboratórios – com mais quatro do Governo Federal – forma a rede Sibratec Shop. A seleção dos laboratórios foi feita pelo Senai com apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Fonte: Fiep

Próximos Eventos