+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo se prepara para inaugurar novo Parque Tecnológico de Sergipe

A nova sede do Parque Tecnológico de Sergipe (SergipeTec) já é uma realidade. Com 95% das obras concluídas, o empreendimento se prepara para, em breve, abrigar empresas e instituições de pesquisa das áreas de biotecnologia, de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e de energias renováveis. O local foi visitado na manhã dessa sexta-feira, 08, pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Chico Dantas, que acompanhado do diretor-presidente do SergipeTec, Manoel Hora, além dos dirigentes da Fapitec, Ricardo Santana e do ITPS, Jecson Léo, percorreram as salas onde serão instalados os laboratórios de pesquisa, incubadoras de empresas e núcleos de estudo. O SergipeTec atualmente reúne 22 empresas, três incubadoras de empresas e seis instituições de pesquisa e funciona no prédio da Federação das Indústrias do Estado (FIES).

Instalada ao lado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, numa área de 120 mil metros quadrados, a nova sede própria terá capacidade para abrigar 60 empresas, com salas a partir de 16m², podendo ocupar inclusive um piso completo, a depender da necessidade e do que for contratado com a empresa. No empreendimento estão sendo investidos R$ 37 milhões, provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e ainda da contrapartida estadual, nas obras de infraestrutura, construção do prédio, de um Centro Vocacional Tecnológico e de projetos como biofábricas e laboratórios diversos.

De acordo com Manoel Hora, a previsão é de que o SergipeTec seja inaugurado em meados do mês de fevereiro próximo. “Já estamos nos ajustes finais, preparando as salas para receberem os equipamentos necessários à operacionalização dos laboratórios e empresas que vierem se instalar no complexo”, destacou o presidente do SergipeTec, ao observar que o empreendimento deverá ser inaugurado por blocos, sendo o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) um dos primeiros a serem entregues, onde haverá a oferta de cursos gratuitos para a população.

Para o secretário Chico Dantas foi com muita satisfação que ele pôde constatar o estágio das obras e a possibilidade de estar entregando o SergipeTec em breve. “ O governador Jackson Barreto tem acompanhado as obras e tem cobrado agilidade para que possamos entregar o novo Parque à comunidade sergipana. Esse empreendimento vai servir de base para o Estado avançar na área de tecnologia, o que será vital para o desenvolvimento de Sergipe. O novo Parque vai oferecer uma estrutura moderna, qualificada e preparada para avançarmos na área da tecnologia, inclusive com disponibilidade para um laboratório de perícias criminais que vai servir como ponto de apoio para a Secretaria de Segurança Pública, a fim de facilitar suas atividades nessa área”, reforçou o secretário.

Fonte: SEDETEC-SE

Próximos Eventos