+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do MS garante ida de estudantes da rede pública para fórum científico juvenil em Londres

Reforçando o compromisso de proporcionar aos jovens educação de qualidade e acesso ao desenvolvimento científico e à inovação, o governo do Estado vai arcar com parte das despesas de duas alunas do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus de Coxim, para um fórum científico juvenil que acontece anualmente na cidade de Londres, na Inglaterra. As alunas serão as únicas representantes do estado no Reino Unido e vão apresentar um suplemento alimentar desenvolvido a base de soja que ajuda na prevenção do câncer. O governador André Puccinelli recebeu nesta quarta-feira em seu gabinete as estudantes selecionadas e autorizou o repasse de R$ 20 mil, através da Fundect, para custear a viagem para o Fórum.

Carla Okabe e Rayane Melo, ambas de 18 anos, já representaram Mato Grosso do Sul em duas feiras nacionais onde foram premiadas com o trabalho. De malas prontas para Londres, as meninas que foram alunas da rede estadual de ensino, garantem que o incentivo proporcionado pelo Estado, através da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS (Fundect) é fundamental para a disseminação do conhecimento e da pesquisa científica. “Este apoio é magnífico, pois estamos adquirindo novas experiências e transmitindo ciência por onde passamos. É uma excelente oportunidade de incentivarmos outros jovens, além de garantir nossa participação neste grandioso evento”, disse Carla. O 56º London International Youth Science Forum (LIYSF) acontece entre os dias 23 de julho e 6 de agosto.

O Diretor-Presidente da Fundect, Marcelo Augusto Santos Turine, afirmou que o Estado tem compromisso com alunos que desenvolvem a iniciação científica e conta com bolsas para alunos dos ensinos médio e fundamental. “Essas alunas já receberam por 12 meses através da Fundect, no ano passado, a Bolsa de Iniciação Científica Júnior que visa fomentar a ciência desde o ensino médio. Isto é de extrema importância para que tenhamos grandes cientistas para resolver problemas sociais”, finalizou.

LIYSF

O LIYSF é o maior e mais prestigiado fórum científico juvenil organizado no mundo. Foi idealizado em 1959 pelo Imperial College – a 3ª maior universidade do Reino Unido e uma das melhores do mundo – para promover o interesse dos jovens de todo o mundo pela ciência. O tema do Fórum em 2014 será: Eureka! Breakthrough and Development in Science que abordará a maneira como os cientistas encontram novas soluções e abordagens para importantes desafios.  A programação é bem variada e rica com palestras com renomados cientistas do Reino Unido, bem como visitas a laboratórios de pesquisa de universidades, tais como Cambridge, Cranfield, East Anglia, Oxford, College London e o próprio Imperial College, e de empresas britânicas globalmente reconhecidas como Airbus, Rolls Royce e Syngenta, além de visitas a diversos museus, entre eles os famosos Natural History e Science Museums localizados ao lado do campus.

Fonte: FUNDECT-MS

Próximos Eventos