Giro nos Estados

Governo mineiro leva ensino superior gratuito ao Vale do Jequitinhonha

O governo de Minas dá outro passo importante rumo a sua decisão de prosseguir ampliando acesso gratuito ao ensino superior de qualidade à   população mineira. Nesta quarta e quinta (29 e 30/1), o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino superior, Narcio Rodrigues e o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, João dos Reis Canela, estarão no Vale do Jequitinhonha anunciando ações do governo mineiro para a expansão de vagas de graduação para aquela região.
Pedra Azul, cidade localizada há 702 quilômetros de distância da capital, vai conquistar a sua primeira universidade presencial – lá já existe uma unidade da Uaitec – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais. Tanto o secretário, como o reitor irão anunciar a  implantação de um campus da Unimontes no município, atendendo a uma antiga reivindicação local.
ALTERNATIVAS
“Pedra Azul já tem uma unidade da Uaitec que este ano vai ofertar, através da educação a distância,  cursos de tecnólogos e de MBA em Engenharia e Inovação. Agora, o governo de Minas leva até a cidade a universidade presencial, criando alternativas para os jovens locais que, antes destas ações, só conseguiam completar sua formação em outros centros”, afirmou Narcio Rodrigues.
A Unimontes está criando a grade de cursos que serão oferecidos no seu campus Pedra Azul.  Estão garantindo, entretanto, neste primeiro momento,  curso de licenciatura em História, Ciências da Religião, Educação Física, Letras/Português e Pedagogia; além de Tecnólogo em Gestão Pública presenciais, além de cursos a distância.
JOAIMA
Já em Joaima, também na região do Vale do Jequitinhonha, a Unimontes vai anunciar, na quinta (30), sua expansão. Já está instalado no município, o Núcleo  iniciou as atividades com cursos modulares entre 2003 a 2005, ofertando  Geografia, Artes e Educação Física. Cerca de 105 alunos foram formados. Além dos modulares, a unidade também ofereceu cursos presenciais entre 2005 e 2011, formando três turmas com um total de 76 graduados.
Em 2014,  a perspectiva é lançar mais um curso presencial em Joaíma. No domingo último (26/01),  foi realizado o processo seletivo para ocupação de 35 vagas no curso de licenciatura em Matemática. Também serão ofertados cursos de educação a distância .
Fonte: SECTES-MG

Próximos Eventos