Giro nos Estados

Governo investe no desenvolvimento da Tecnologia da Informação em Minas Gerais

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, representou o governador Antonio Anastasia na 29ª edição da Inforuso Sucesu. Na ocasião, ele assegurou que o governo estadual não mede esforços para fazer com que Minas se destaque cada vez mais no cenário da Tecnologia da Informação. Destacou as iniciativas do governo na construção de planejamentos estratégicos para criação de startups, em investimentos em cursos da área e no empenho para cumprir a meta de se tornar estado referência em TI até 2022.
O evento, realizado no Ouro Minas Hotel, reuniu empresários, profissionais e estudantes da área de Tecnologia da Informação (TI), além de representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal. Outro ponto que marcou o evento foi o lançamento da Frente Parlamentar para Defesa dos Interesses do Mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação para a defesa dos interesses do mercado de tecnologia da informação e comunicação. A frente será ampla e terá a participação de deputados federais, estaduais e vereadores.
Narcio Rodrigues observou: “o setor é um dos mais importantes e que nos anima muito. O governo de Minas Gerais tem a certeza de que é pelo desempenho dessa área que vamos avançar para a economia do conhecimento. Não teremos avanços em nenhuma área sem a potencialização da tecnologia da informação, pois ela permeia todas as outras, gerando empregos e oportunidades”, afirmou.
O evento, realizado pela Sucesu Minas foi transmitido em tempo real para 87 municípios mineiros, através da rede Uaitec, que acaba de consolidar suas parcerias com renomadas universidades, com o apoio da secretaria de Estado de Educação (SEE), das secretarias municipais de Educação e da Escola de Formação Magistra para a promoção de cursos de qualificação profissional na modalidade a distância.
Todos puderam assistir à entrega do selo ‘Evento Sustentável’, criado pelo governo do Estado, para ser a marca dos eventos voltados para o meio ambiente, o desenvolvimento social e a promoção cultural. O ganhador deste ano foi a 29ª Inforuso Sucesu 2013, o terceiro evento estadual a receber a certificação desde a criação do selo, em 2011.
Houve também a entrega do Prêmio Sucesu Minas, concedido aos destaques do ano, que premiou a empresa fornecedora do ano; a personalidade do ano; a empresa e o destaque CEO para pequenas e grandes empresas. O vencedor como destaque institucional foi o programa MGTI – uma realização das entidades que representam o setor de TI em Minas Gerais, em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), prefeitura de Belo Horizonte e o Sebrae-MG. O MGTI busca o crescimento de setor para atingir novos objetivos e se tornar de maior relevância nacional e internacionalmente.
O evento propiciou palestras sobre competências emocionais, transformações dos negócios e aprendizado para startups. Os participantes puderam conferir painéis, com temas voltados aos desafios enfrentados pelo setor no estado.
Uaitec 
O Uaitec é um projeto do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que visa ampliar as possibilidades de qualificação profissional do cidadão mineiro, por meio do ensino a distância, representando um salto na capacitação profissional, cada vez mais exigida pelo mercado de trabalho.
Fonte: SECTES-MG

Próximos Eventos