+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do Acre, Fiocruz e Ifac concluem processo seletivo para 25 vagas de doutorado

O processo seletivo para as 25 vagas de doutorado oferecido graças a uma parceria entre o governo do Estado, Instituto Osvaldo Cruz, da Fundação Fiocruz, e o Instituto Federal do Acre (Ifac) foi encerrado. Doze doutores compuseram a banca de avaliação e farão parte do maior programa de pós-graduação da história do Estado.

O governador Tião Viana ressaltou que esta parceria foi um grande presente para o Acre e se colocou a disposição da Fundação Fiocruz para auxiliar no que for preciso (Foto: Sérgio Vale/Secom)O governador Tião Viana ressaltou que a parceria foi um grande presente para o Acre e se colocou à disposição da Fundação Fiocruz para auxiliar no que for preciso (Foto: Sérgio Vale/Secom)

As vagas foram exclusivas para os servidores e professores do Ifac, através de uma Chamada Especial de Seleção. A diretora do Instituto Osvaldo Cruz, Tania Araújo, explicou que a cooperação com Estados da Amazônia é uma das prioridades da instituição. “E a melhor contribuição que podemos dar é a geração de conhecimento e formação qualificada. Fomos surpreendidos pelos excelentes trabalhos apresentados”, explicou.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelo Minghelli, foi o único doutor que não faz parte do quadro da Fiocruz que compôs a banca de avaliação dos candidatos. Ele explica que essa parceria, somada às vagas que serão oferecidas através do programa de cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, forma o maior programa de pós-graduação do Estado.

“O número de doutores é proporcional ao arrecadamento de recursos em ciências e tecnologia. É preciso ter um doutor responsável por cada projeto, e isso inviabiliza muitas vezes a vinda de recursos. A grande concentração de doutores na Amazônia está no Amazonas e no Pará. Sem falar que, com essa formação, conseguiremos formar turmas próprias de doutorado, aumentando a oferta de pós-graduação”, disse Minghelli.

O governador Tião Viana ressaltou que a parceria foi um grande presente para o Acre e se colocou à disposição da Fundação Fiocruz para auxiliar no que for preciso. “O que puder contribuir como governador, tenham certeza de que farei. Sou muito grato ao que estão fazendo, e essa parceria é muito importante, principalmente na área da saúde”, observou.

Os doutorados serão na área de Ensino e Biociência em Saúde (11 inscritos), Biologia Celular e Molecular, Biodiversidade e Saúde, Biologia Parasitária e Biologia Computacional em Sistemas, que teve quatro propostas aprovadas.

Fonte: Notícias do Acre

Próximos Eventos