+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do Estado e UFAL alinham projetos para 2013

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, foi recebido pelo reitor da Ufal – Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lobo, e toda sua equipe gestora, nesta terça, 05,  numa reunião para alinhar ações entre a Universidade e o Governo do Estado para os próximos anos. Setton estava acompanhado da presidente da Fapeal – Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas, Janesmar Cavalcanti, e do presidente do ITEC – Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas, Alyson Oliveira. O encontro foi marcado pela explanação do secretário Setton sobre o diagnóstico atual da Fapeal, a qual priorizou em 2012 colocar a entidade em dia com as instituições federais de fomento à pesquisa, sanando débitos de convênios e contrapartidas, consolidando parcerias com o  CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa e CAPES – Coordenação de Pessoal de Nível Superior. O secretário da Ciência e Tecnologia frisou também o investimento de quase R$ 5 milhões em auxílio à pesquisa, realizado pela Fapeal no último ano, beneficiando cerca de 140 professores pesquisadores, entre eles, integrantes do quadro da Ufal. Ele ainda ressaltou a construção do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em fase final, que servirá para o desenvolvimento da área em Alagoas e a criação do Polo Tecnológico da Informação, Comunicação e Serviços, que dará à Universidade a possibilidade de estreitar relações com o campo empresarial através do intercâmbio cultural.

“Se alinharmos projetos, torna-se menos árduo o caminho da busca de recursos perante os ministérios, pois teremos propostas e ações que mostram a necessidade de investimento, através de pesquisas construídas dentro da Universidade. Será o trabalho em conjunto em prol do desenvolvimento do Estado, com embasamento. A Ufal é mais do que parceira do Estado; é parte integrante do processo de crescimento”, ressaltou Setton.

Já o reitor Eurico Lobo salientou o desejo da Ufal em se  integrar ao Conselho Superior da Fapeal, pedido acatado pelo secretário e pela presidente da instituição, que se comprometeu em levar o pleito às reuniões do órgão colegiado. Lobo parabenizou a atuação massiva do Sistema Secti – Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação em prol do desenvolvimento do ensino superior em Alagoas. “É de fundamental importância o estreitamento das relações entre o Governo do Estado com  a Universidade, sobretudo na definição de políticas estruturantes para a CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação em Alagoas. Temos professores e pesquisadores altamente qualificados que podem ter papel importante nas ações de interesse do Estado. Devemos focar nesta união para a conquista de bons resultados”, disse.

Fonte: SECTI-AL

Próximos Eventos