Giro nos Estados

Governo do Tocantins monitora pesquisas financiadas com dinheiro público

Avaliar o andamento das pesquisas e se os resultados adquiridos são condizentes com as propostas iniciais dos cientistas. Este é o objetivo do monitoramento de pesquisas que o Governo do Tocantins, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, começa a fazer nesta quarta-feira, 2, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Araguaína e Gurupi, nas 73 pesquisas financiadas pelo órgão em parceria com o Governo Federal.

Segundo o secretário titular da pasta responsável por gerenciar os financiamentos, Borges da Silveira, no Estado existem pesquisas na área de saúde, agricultura e pecuária. “Agora formamos uma equipe para acompanhar estas pesquisas e verificar como está o andamento e os resultados já obtidos. A primeira visitação será feita nesta quarta-feira em Palmas, a um projeto sobre o uso de netrito como conservante na carne. O projeto possibilita testes em diversos estabelecimentos de venda de carne em Palmas e ajuda a vigilância sanitária a ter um parâmetro para fiscalização, sabendo até que ponto pode ser usado o netrito na conservação da carne”, afirmou, acrescentando que os projetos visam resultados concretos para a comunidade, como o citado acima, que “resulta em mais saúde para a população”.

Ainda segundo Borges da Silveira, a equipe também estará em Gurupi, Araguaína e Porto Nacional e dentro de um mês o resultado do monitoramento será divulgado. “A maioria destes projetos começou no ano passado, todos eles são desenvolvidos com recursos da Secretaria em parceria com o Governo Federal e estamos buscando novos convênios para atender a novos projetos”, destacou.

As equipes visitarão a UFT – Universidade Federal do Tocantins, Unirg – Universidade de Gurupi, Ulbra – Universidade Luterana do Brasil, Funtrop – Fundação de Medicina Tropical, Etsus – Escola Técnica de Saúde, Hospital Regional de Araguaína e Secretaria de Estado da Saúde.

Fonte: SECT-TO

Próximos Eventos