+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do Tocantins leva tecnologia às escolas e amplia as oportunidades

“Os computadores são de verdade? Vamos poder levar para casa?” São perguntas dos pais que estão felizes em poder oferecer aos filhos a tecnologia que eles não podem adquirir, como Rosilene Borges de Almeida, 42 anos, que tem filhos e netos estudando na Escola Estadual de Tempo Integral Manoel Messias, em Miracema. Ela participou da solenidade de entrega de netbooks, aos alunos matriculados no 1º ao 5º ano do ensino fundamental às escolas do interior.

A aquisição dos netebooks faz parte das ações do Governo do Estado de promover oportunidades para todos os alunos da rede pública estadual. Devido ao crédito do Governo do Tocantins, junto ao Ministério da Educação, o Estado conseguiu 25% do total do orçamento do MEC destinado a compra dos netbooks educativos e com isso, foi possível adquirir 25% da produção nacional deste ano, dos equipamentos com as especificações entregues aos alunos, como explicou o secretário da Educação, Danilo de Melo Souza.

O estudante Felipe Benedito Bailão da Silva, 8 anos, aluno do 2º, da Escola Estadual Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Miracema, ficou eufórico com o seu netbook e feliz em saber que poderia levá-lo para casa. Ele disse que um professor já tinha lhe ensinado a mexer em um computador.

Para a servidora pública Ana Lúcia Mota da Silva, mãe de Raquel Mota Coimbra e Laura Mota Coimbra, 9 anos, alunas do 4º ano, da Escola Lysias Rodrigues, foi um momento de muita felicidade. “Elas gostam muito de estudar, de irem à escola, com os netbooks elas terão mais interesse para aprender e fico muito feliz por isso”.

Para José Nilton Ribeiro dos Santos, que trabalha numa distribuidora, e que muitas vezes não tem tempo para ir à escola acompanhar a aprendizagem do filho, esteve na terça-feira, na Escola Lysias Rodrigues, e vivenciou a alegria do seu filho Danilo Souza Santos, em ser um dos primeiros alunos a receber o seu netbook.

A professora Renata Carvalho de Albuquerque, que leciona no ensino fundamental, explicou que com os netbooks será mais fácil elaborar atividades de raciocínio lógico e os alunos terão mais motivação para estudar e pesquisar.

Fonte: Secretaria da Comunicação Social do Tocantins

Próximos Eventos