+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do Tocantins apoia participação de pesquisadores em chamada do CNPq que destina Bolsa de Produtividade em pesquisa

Com objetivo de valorizar as produções científicas dos pesquisadores tocantinenses nas áreas de tecnológicas e de inovação, o Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), incentiva a participação dos cientistas do Estado na chamada pública “Bolsas de Produtividade em Pesquisa”. O edital é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dispõe de mais de R$ 403 milhões. As propostas devem ser encaminhadas até 16 de agosto, exclusivamente via internet, utilizando o Formulário de Propostas on-line disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas.

“A iniciativa é uma oportunidade de valorização da pesquisa científica produzida pelos pesquisadores no nosso Estado. E o aporte financeiro é um incentivo que viabiliza a aplicabilidade dos estudos a fim de beneficiar a sociedade. Desta forma, é importante que os professores com doutorado das instituições tocantinenses não percam a oportunidade de participarem dessa chamada”, afirmou o presidente da Fapt, Márcio Silveira.

Podem participar professores com título de Doutor ou de livre docente vinculados à instituição de execução do projeto, que deve ter CPF ativo e regular. O proponente não deve possuir bolsa da modalidade Produtividade em Pesquisa (PQ) ou na modalidade Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) em curso com vigência que ultrapasse o ano de 2022. O mesmo ainda deve ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão das propostas. Mais detalhes podem ser obtidos no edital.

Critérios de participação

Os critérios para classificação das propostas quanto ao mérito técnico-científico são: relevância, originalidade e caráter inovador da contribuição científica, tecnológica, intelectual e artística do proponente ao longo da carreira, com ênfase na atividade dos últimos cinco anos. Cooperação com grupos de pesquisas ou instituições no país e no exterior, e participação ou coordenação de projetos e redes de pesquisa. O edital ainda destaca o grau de aderência do projeto às áreas: estratégicas, habilitadoras, de produção, para desenvolvimento sustentável e para qualidade de vida, bem como o grau de aderência do projeto à ciência básica e fundamental.

Itens financiáveis

Conforme o edital, os recursos da presente chamada serão destinados ao financiamento de bolsas de Produtividade em Pesquisa, incluindo mensalidades e demais benefícios previstos na norma da modalidade. Os recursos do adicional de bancada deverão ser aplicados, exclusivamente, em despesas relacionadas ao projeto de pesquisa ou dele decorrentes. É vedada a utilização dos recursos para pagamento de despesas anteriores ao início de vigência da bolsa ou posteriores ao seu cancelamento ou término de vigência, a pagamento de pessoa física, exceto para serviços eventuais, ou despesas com alimentação e bebidas (que devem estar compreendidas nas diárias).

BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA

Data para submissão do projeto: até 16 de agosto 2021;

Link para inscrições: http://carloschagas.cnpq.br/;

Divulgação do resultado definitivo: 9 de fevereiro de 2022;

Edital disponível em:

http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas/.

Fonte: Notícias do Estado do Tocantins em 19/07/2021

Próximos Eventos