+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do RS firma convênio com o Ministério das Comunicações para aquisição de equipamentos

A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do sul (Fapergs) firmaram nesta segunda-feira (11) convênio com o Ministério das Comunicações. O acordo prevê incentivo à indústria criativa. A cerimônia foi realizada no Palácio Piratini e contou com a presença do governador Tarso Genro e do secretário executivo do MiniCom, Cézar Alvarez.

Estão previstos investimentos de R$ 7,7 milhões, destinados à aquisição de equipamentos e softwares para a instalação de estúdios, laboratórios e ambientes de inovação de apoio a empresas criativas. Os equipamentos deverão ser compartilhados por várias empresas. “Nossa ideia é dar autonomia e visibilidade a profissionais que estão fora das grandes companhias, mas que têm competência e querem mostrar seu trabalho”, destacou Alvarez.

O governador afirmou que o Rio Grande do Sul deu um salto de qualidade nos últimos anos. “Estamos aproveitando a boa relação com o Governo Federal para trazer convênios e benefícios para os gaúchos”. Ao destacar a disposição do Governo Federal em apoiar programas de inovação tecnológica no Estado, Tarso enfatizou os investimentos área de conhecimento, especialmente nas universidades, que podem se candidatar a receber recursos. “Estamos estimulando a expansão de investimentos em pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento de nossas empresas”.

O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, destacou o trabalho de dois anos para o desenvolvimento da área de pesquisa e tecnologia, com ênfase também na indústria criativa. “Fizemos um diagnóstico do setor e o Ministério das Comunicações trabalhou junto e se sensibilizou. Com essa parceria, vamos dar um impulso a este “cluster” expoente no RS. Este convênio e outros editais que vamos lançar em breve vão possibilitar a transmissão e transformação do conhecimento em produto com alto valor agregado.”

Seleção
O objetivo do convênio é selecionar e apoiar projetos de universidades e parques tecnológicos, investindo na criação de “cluster” criativo. Os recursos serão aplicados na estruturação, gestão e sustentabilidade de centro de produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos, para uso compartilhado por pequenas e médias empresas do setor, como estúdios de cinema e televisão, de áudio, laboratórios de teste e certificado de conteúdos e aplicações para dispositivos móveis, entre outros. A seleção dos projetos estará a cargo da Fapergs.

Fonte: SCIT-RS

Próximos Eventos