+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do RS doa terreno para campus central da UERGS

Nesta semana, mais um passo importante foi dado para a construção do Núcleo Central da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em Porto Alegre (Campus Sede). O governo do Estado autorizou a doação do terreno à Universidade para a construção de uma nova unidade na Capital, prevista para ocorrer em 2013.  A medida garante o repasse do dos recursos na ordem de R$ 13,5 milhões, provindos da emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União 2012, para execução do projeto. A secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), a qual a universidade é vinculada, comemora a iniciativa, resultado de um intenso trabalho realizado desde 2011 junto à Bancada Gaúcha em Brasília para a aprovação da verba.

Para o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, “a revitalização da Uergs é uma das prioridades da nossa pasta desde o início do atual governo. Com a doação deste terreno, de forma irrevogável, a liberação dos recursos está praticamente garantida.”, comentou. Segundo Prodanov, o projeto para a construção da nova sede deverá está em análise técnica no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC).

O projeto acolherá reitoria, unidade acadêmica, anfiteatro e biblioteca central, será erguido em parte da área do Centro Vida, na Zona Norte da capital. O prédio de quatro andares abrigará, ainda, dois auditórios com capacidade para acolher 65 pessoas.

O valor foi obtido por meio de emenda parlamentar da bancada gaúcha ao Orçamento Geral da União (OGU), por iniciativa do Senador Paulo Paim. A Uergs tem, atualmente, 23 unidades e 2.108 alunos matriculados nos 19 cursos oferecidos pelo RS.

Fonte: SCIDT-RS

Próximos Eventos