+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do RN e AEB discutem parcerias

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu, juntamente com a diretora presidente da Fapern, Maria Bernardete Cordeiro, a reitora da UFRN, Ângela Paiva, e a vice-reitora, Maria de Fátima Ximenes, receberam a visita do professor Carlos Alberto Gurgel Veras, diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O encontro foi mais uma iniciativa do Governo do RN para captar cooperações voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado.

Durante a reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini, e os representantes da UFRN e AEB, foram discutidos possíveis projetos e ações entre a UFRN, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que deverão receber o apoio do Governo do RN, em especial junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN).

“Essa cooperação com os governos pode gerar resultados ainda mais interessantes, pois pesquisas com satélites podem ser usadas em estudos do Ibama, Regularização Fundiária, Emater, Embrapa e muitas outras instituições de diferentes autarquias”, disse Carlos Gurgel.

A governadora Rosalba Ciarlini ratificou o compromisso do Governo do RN em cooperar no que for necessário para viabilizar centros de pesquisas ou formação técnica voltada para as pesquisas desenvolvidas pela AEB. “Temos total interesse em colaborar, inclusive há editais da Fapern abertos que podem ser utilizados para essa finalidade, seria um prazer para o Rio Grande do Norte fazer parte de estudos de ponta”, afirmou a Governadora.

Fonte: Assecom RN

Próximos Eventos