+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do RJ e Amazon Web Services fecham acordo para o programa Startup Rio

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) fechou um acordo com a Amazon Web Services (AWS) para beneficiar os empreendedores que participam do programa Startup Rio, que tem como objetivo transformar ideias em empresas de tecnologia. A gigante americana participa desta cooperação oferecendo treinamentos e apresentou, nesta quarta-feira (18/05), um workshop na sede do programa, no Catete, Zona Sul do Rio.

O Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca ressaltou que a empresa ainda oferecerá créditos de até US$ 100 mil para que os participantes do projeto usem as ferramentas da empresa, além de seu suporte técnico.

– Acordos como estes são fundamentais para este programa, que é muito focado no mercado. Queremos que os empreendedores, após um ano, estejam brigando por clientes e investimentos, criando vagas de trabalho qualificadas e fomentando o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Rio de Janeiro, que faz parte da indústria criativa. Identificamos um excelente potencial de crescimento e temos que diversificar nossa economia. E ter a Amazon Web Services conosco neste projeto é muito interessante – afirma Tutuca.

Durante o evento, o engenheiro de software da Amazon Web Services, Julio Faerman, apresentou soluções e falou sobre a infraestrutura da empresa, que insere os empreendedores em uma rede mundial de startups, através de fóruns e treinamentos, além de oferecer softwares que ajudam na transformação das ideias em empresas. Startups como Netflix, Airbnb, Spotify e Dropbox, por exemplo, usaram as mesmas ferramentas que estão à disposição dos participantes do programa.

O coordenador do Startup Rio e diretor de Projetos e Inovação do Proderj, Otakar Svacina, destacou a importância de parcerias como esta para o programa e a oportunidade que os empreendedores têm de trocar experiências e tirar dúvidas sobre essa gigante da tecnologia. Para o empreendedor Rodolfo Canedo, selecionado pelo programa para desenvolver um projeto de gerenciamento de consultórios e clínicas, o encontro é fundamental para o fomento do empreendedorismo.

– Nosso foco de atuação é na área de gestão de saúde e lidamos com informações altamente sigilosas. Portanto, saber mais sobre como funciona a infraestrutura da Amazon Web Services é uma excelente oportunidade para investirmos de forma correta, com menor custo e mais segurança – destacou Canedo.

Fonte: SECTI-RJ

Próximos Eventos