Giro nos Estados

Governo do Rio de Janeiro inaugura escola profissionalizante da FAETEC em Vassouras

Com investimento de R$ 2 milhões, unidade tem capacidade para formar dois mil alunos por ano

O governador Sérgio Cabral, acompanhado do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, inaugurou na manhã desta segunda-feira (6/8) o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), escola profissionalizante da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no município de Vassouras, localizado na Região Centro-Sul fluminense. A unidade recebeu investimento de R$ 2 milhões e tem capacidade para formar cerca de dois mil alunos por ano.

Durante a cerimônia, o governador disse que a chegada do Cetep a Vassouras vai gerar mais dinamismo econômico no o município e para a região.

– Esta é uma combinação do ensino convencional, acadêmico e profissionalizante, tudo junto, no mesmo complexo educacional. Muitas pessoas, muitos jovens, com muito esforço, conseguem concluir o Ensino Fundamental ou todo o ciclo básico até o Ensino Médio. Porém, ter uma especialidade faz uma diferença na conquista do emprego, inclusive no nível salarial – explicou.

Com uma área construída de  375 metros quadrados, o Cetep formará profissionais para atender demandas nas áreas de prestação de serviço, comércio e hotelaria. Na última rodada, foram oferecidas 720 vagas para os cursos. Em setembro, serão mais 440. As aulas acontecerão de segunda-feira a sábado, das 7h às 20h40.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo, lembrou que, no passado, muitos moradores do interior saíam para estudar na capital, com o objetivo de buscar mais qualidade no ensino.

– Se ele não saísse, estava condenado a parar no ensino básico e não ter qualquer possibilidade de acesso. Trazer os cursos para o interior, gratuitamente, é a possibilidade que a pessoa tem de se capacitar melhor e contribuir para o progresso da região – ressaltou.

A unidade oferecerá cursos profissionalizantes nas áreas de Assistente Administrativo, Camareira em Meios de Hospedagem, Espanhol, Informática I, Inglês, Promotor de Vendas, Recepcionista, Recepcionista em Meios de Hospedagem e Vendedor. São oferecidas 20 vagas por curso e a carga horária de cada curso varia de 180 horas a 320 horas.

Gilmara Batista Nunes, de 21 anos, se inscreveu em uma das 720 vagas oferecidas em julho, cujo início das aulas será em setembro, e sonha em conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho.

– Eu acho que o curso de Assistente Administrativo e o de Informática vão fazer a diferença no meu currículo. Com a chegada da Faetec, as pessoas que não têm a possibilidade de pagar por um curso profissionalizante terão uma oportunidade que vale a pena – explica a candidata.

A próxima rodada de vagas será aberta em setembro, trazendo mais de 400 oportunidades para Vassouras. Esta é a sexta unidade da Região Centro-Sul, que também conta com os Ceteps Mendes, Paraíba do Sul, Levy Gasparian e Três Rios, além do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Três Rios que foi inaugurado em junho deste ano. A Fundação possui outras 62 unidades espalhadas pelo Estado do Rio.

Alunos comemoram o início das aulas da Faetec

Roselaine Souza, de 24 anos, falou da importância de o município oferecer cursos gratuitos à população.

– Esta iniciativa é essencial, pois muitas pessoas não têm condições financeiras para pagar um curso. Escolhi estudar a modalidade de Promotor de Vendas. Nasci para trabalhar com o público, sou uma pessoa muito extrovertida. Não poderia perder esta oportunidade de ingressar na Faetec – disse.

Para Luisy Alves, de 20 anos, a escolha de fazer os cursos de Espanhol e Recepcionista em Meio da Hospedagem foi motivada pelo vasto calendário de eventos que acontecerá no Estado do Rio de Janeiro.

– Por conta de Vassouras ser uma região turística, acabei escolhendo cursar estas duas modalidades, pois elas estão ligadas. Quero me especializar em vários cursos, pois ter cultura nunca é de mais – revelou.

Fonte:Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Próximos Eventos