+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do Pará e delegação chinesa discutem parcerias em inovação e comércio

Na Amazônia, região que já povoou o imaginário de mitos, sendo até chamada de inferno verde, há um povo acolhedor e determinado, que está de braços abertos para construir parcerias econômicas e culturais estratégicas”. Com essas palavras, dirigidas à delegação chinesa que visitou nesta quarta-feira (14) o gabinete do governador, Simão Jatene resumiu o espírito do encontro que ocorreu entre o governo do Estado e a comitiva chinesa da Associação Internacional das Cidades Irmãs (Cifca), que desde segunda (12) visita Belém e Barcarena para avaliar potenciais comerciais e turísticos dos municípios e também possibilidades de investimento nas áreas de ciência, tecnologia e inovação no Pará.

Participaram ainda da reunião o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e os secretários Alex Bolonha Fiúza de Melo, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), e Eduardo Leão, adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme). Também fizeram parte do encontro Ana Cláudia Hage, titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e a deputada estadual Ana Cunha, que preside a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que ajudou a formalizar o convite da delegação chinesa para visitas à Amazônia.

A vinda da comitiva chinesa da Associação Internacional das Cidades Irmãs é um desdobramento da Conferência Internacional das Cidades Irmãs da China, que ocorreu em 10 de novembro, em Chongqing (China). A agenda chinesa tem como foco o estabelecimento de parcerias, convênios e intercâmbios para desenvolvimento científico e tecnológico. Esta quarta, a comitiva visitou o Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá). A Cifca é uma organização nacional da República Popular da China cuja missão é fortalecer relações de amizade entre cidades e governos da China e de outros países. A visita ao Pará se encerra nesta quinta (15).

Potencialidades – A reunião do Governo do Pará com a comitiva chinesa começou com apresentações especiais referentes aos potenciais econômicos de Belém e do Pará: elas reforçaram os atrativos de parcerias comerciais e em inovação e ressaltaram aspectos e vantagens dos investimentos no Estado – como o fato de o Pará ser hoje o mais bem avaliado Estado brasileiro em ranking de riscos de investimentos no país.

Em 2017 o Pará se firmará mais uma vez como o maior produtor da cadeia mineral brasileira, e já é o maior produtor de óleo de palma, com grande potencial de exploração da cadeia de oleaginosas e também para investimentos em inovação em várias outras cadeias produtivas ligadas a esforços de conhecimento em biogenética e recursos florestais, tanto para a indústria de energia como para a dos cosméticos e medicamentos, entre outras. Essa é hoje uma das frentes da atuação do PCT Guamá.

“Nossos números não se comparam com os da China, mas temos muitas complementaridades, e nossas relações comerciais já mostram isso. Vemos essa como mais uma possibilidade de estreitarmos laços e aproximarmos nossos povos”, destacou no encontro Simão Jatene. “Independentemente das nossas diferenças culturais, o mundo global impõe ao Pará esse desafio de aproximação, como já ocorre no setor mineral e de agronegócios”.

Jatene destacou que o Pará ainda tem grandes desafios para avançar em vários setores produtivos, e que por isso mesmo precisa apostar em parcerias. “Que cada vez mais janelas sejam abertas e que nos conheçamos cada vez mais, trocando informações, para que nos valorizemos e possamos construir oportunidades de negócios”, disse o governador ao chefe da delegação chinesa, Qing Boming, secretário geral da Cifca. “É de nosso total interesse a construção dessas parcerias estratégicas, que possam contribuir para o desenvolvimento não apenas do Brasil, mas sobretudo para a qualidade de vida de nossa população”, ressaltou Jatene.

“Nossa impressão do Pará é de um local de oportunidades, em economia e investimentos, mas também para fortalecer amizades entre nossos dois países”, declarou na reunião o chefe da delegação chinesa, Qing Boming, em resposta ao governador, citando os vários acordos comerciais já firmados entre a China e o Pará.

Preservação – O secretário geral da Cifca já havia declarado anteriormente que há um grande interesse pelo Pará por causa da transparência do governo do Estado e pelas potencialidades do mercado regional, além da riqueza da região. Segundo Boming, esses três fatores de confiança despertaram o desejo de conhecer a realidade local para avaliar parcerias para o desenvolvimento da Amazônia.

“Investir aqui é investir no mundo”, ponderou Boming. “Os olhos do mundo estão voltados para cá. Precisamos concentrar esforços para preservar a Amazônia. É um ecossistema fabuloso. Conhecimento, ciência e tecnologia podem contribuir muito”.

“O desafio está posto. E para o nosso Estado, há grandes possibilidades com o estreitamento de laços nas áreas de educação e tecnologia, uma vez que nosso maior desafio hoje é agregar cada vez maior valor às cadeias produtivas, aos nossos recursos e riquezas. Isso é um passo estratégico para a inserção econômica do Pará no globo”, ressaltou Simão Jatene na reunião.

“Essa é uma feliz iniciativa e é muito bem-vinda essa visita. A nossa cidade os acolhe de braços abertos, para que possamos fortalecer nossas relações comerciais e na área de desenvolvimento e ciência”, declarou no encontro o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

Na terça-feira (13), a comitiva de quatro integrantes, chefiada por Qing Boming, secretário geral da Cifca, visitou cartões-postais de Belém, incluindo o Polo Joalheiro, o Complexo Feliz Lusitânia e o Theatro da Paz. O grupo também foi a Barcarena. Na segunda (12), a comitiva sobrevoou áreas de preservação ambiental do Parque do Utinga, que tem obras sendo concluídas e que será reaberto ao público em 2017, com nova estrutura para vistantes.

No Pará, a comitiva também conheceu a sede do Instituto Confúcio, centro de estudos da língua chinesa estabelecido em parceria entre instituição de ensino superior da China e a Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Fonte: SECTET-PA

burnley and england striker who netted 23 times during the clarets’ doubleFor overcoming preoperative individual variability of foveal morphology, an hole size parameter (the ratio between the hole size and the fellow eye foveolar floor size) was used based on the fact that both eyes were morphologically symmetrical.. Even instant replay rules, though tweaked here and there, they’re trying to make the game a better experience for the viewer. Atheists may not be impressed Wholesale Jerseys with his “show of religion,” but if they are true Bronco fans or even just football fans, they can’t deny Tebow’s efforts on the field. His reaction is a mystery until ABC Sports clarifies the event, by replaying it over and again, in slow motion. Push ups can be done on your knees (even that will become difficult). Processing of individual time points cheap nfl jerseys included removal of non brain tissue, automated Talairach transformation and intensity normalization, and detection of gray matter matter and gray matter fluid boundaries. Yesterday Nielsen announced its subscriber numbers for November 2016 and those numbers were the worst in the history of ESPN’s existence as a cable company the worldwide leader in sports lost 621,000 cable subscribers. (d Immunoblots showing the http://www.mycheapnfljerseys.com phosphorylation of AktS473 in HeLa cells transfected with NIC GFP Akt myc in conditions where the cells have been treated with siRNA to mTOR (d), Raptor (e) or Rictor (f). I’ll show you what the last station looks like. And you’re going to do the same motion. Alas for the Trump voters, the disasters he will bring on this country will fall more heavily on them than anyone else. The NRA. How do you see that?. Jay’s passion for cooking started at LSU tailgates, and now this charismatic chef has his own culinary media company. “I have programmes where I can place young drivers and from then on decide whether I want to give them a chance as a test driver in Formula One, give them test days which I am doing at the moment with Pascal and then decide if I identify somebody who is promising to be a superstar. The researchers who made this discovery you could count them on one hand thought NFL executives would embrace their findings, if only to make their product safer. Yes, and you can use cute, colorful ribbons for an added effect.. I think a lot of that falls on our shoulders, and we don’t feel good about it.”. They just details. Testosterone declines with age, illness and poor nutrition in both genders, though this change may be more marked in men. What we want to do is make sure that we’re making a good Nike Shoes full shoulder turn with a shorter arm swing. Reporter: While the NFL does not require its players to stand for the anthem, kaepernick says he won’t actively recruit his teammates to follow suit and in what could cheap jerseys be seen as a truce, team leaders at the 49ers have agreed not to openly criticize him.

Próximos Eventos