+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do Maranhão lança Scientia para identificar experiências inovadoras no ensino de ciências

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Bira do Pindaré, lançou, nesta quarta-feira (26), o Laboratório de Experiências Inovadoras no Ensino de Ciências e Matemática (Scientia). Baseado em eixos temáticos, o programa oferece ensino especializado em Ciências, Física, Química, Biologia, Matemática, Engenharia, Tecnologias, Computação, Astronomia, Astronáutica e Interdisciplinar para professores da rede do ensino básico ao superior.

Para o secretário Bira do Pindaré, as modalidades servirão para estimular o amadurecimento de técnicas de ensino, a partir das trocas das experiências exitosas no Maranhão com algumas participações nacionais. Bira destacou ainda que é impossível melhorar a educação sem valorizar os professores, sem oferecer cursos de atualização.

“Nós precisamos estimular e ampliar o acesso ao conhecimento. Vários municípios encontram dificuldade de encontrar um professor de física e matemática. O Scientia tem o objetivo de contribuir para isso, de estimular a formação dos professores, de valorizá-los cada um em sua área. Não podemos descuidar disto”, frisou ele.

O lançamento do Laboratório contou com a participação da professora aposentada da Celicina Borges, que proferiu de forma dinâmica uma palestra sobre “Metodologia Científica ao Alcance de Todos”, e também do vice-Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Antônio Oliveira, que falou sobre a “Ilha da Ciência”.

Para participar do Scientia, os profissionais da educação devem se inscrever através do site: www.secti.ma.gov.br, preencher formulário on-line e anexar a documentação solicitada.

Fonte: SECTI-MA

Próximos Eventos