Giro nos Estados

Governo do Maranhão inaugura unidade vocacional do Iema em Pedreiras

Com intuito de levar educação para os mais variados municípios do Maranhão, o Governo do Maranhão inaugurou na tarde desta última quarta-feira (29) uma unidade do Instituto de Educação, Ciência do Maranhão (Iema) na cidade de Pedreiras, localizada a mais de 300 quilômetros de São Luís, a capital do Maranhão.

Foram investidos R$ 380 mil para a reforma do prédio que abriga a unidade. A obra incluiu retelhamento do prédio, reestruturação da rede elétrica e hidráulica, identidade visual padrão Iema, dentre outros.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, afirma que essa é mais uma estratégia do governo Flávio Dino para alavancar a educação. “Este é mais um momento de estratégia e expansão da rede de educação profissional do Estado. O Iema dentro dessa perspectiva é o mecanismo mais importante de colocar as condições estruturais dessa rede de educação profissional. Essa é a décima quarta unidade vocacional no Maranhão que chega para melhorar o desempenho educacional da nossa população”, enfatizou o secretário.

“O Instituto é uma grande criação do governador Flávio Dino que está se afirmando a cada ano como referência em educação profissional e tecnológica. É sempre um motivo de grande alegria e satisfação entregar uma obra ao povo do Maranhão, obra esta que vai contribuir para a qualificação de centenas de moradores da região. Para nós é motivo de orgulho inaugurar mais um Iema”, afirmou o reitor, Jhonatan Almada.

A unidade vocacional do Imea de Pedreiras já está em funcionamento e oferta os cursos de gestão de cooperativa e empreendedorismo solidário, inglês básico e intermediário, e mecânica de motos. Chamando pelo nome de cada um dos membros da equipe de gestores do Iema de Pedreiras, Jhonatan Almada agradeceu a todos os envolvidos no trabalho e, de modo especial, parabenizou à gestão. O reitor também anunciou o nome do novo gestor da unidade vocacional.

O novo gestor da UV de Pedreiras, Magnos Branquinho acredita que assumir a gestão com uma nova estrutura aumentara a oferta de educação. Branquinho prometeu dar continuidade ao excelente trabalho que já é desenvolvido na unidade vocacional. “É com muito orgulho que assumimos essa nova gestão do Iema e desejamos que a população faça o melhor uso possível. Afinal queremos que a cidade cresça através da educação”, disse o gestor geral, acrescentado que a nova gestão chegou para somar no trabalho já desenvolvido pela equipe Iema.

Gestor adjunto do UV de Pedreiras, Joseilson Lima fala do processo para a criação da unidade no município. “Tivemos uma árdua batalha na unidade vocacional de Pedreiras, porque quando a gente chegou as instalações estavam completamente precárias. Resumindo, sem infraestrutura alguma. Fizemos uma ação em Pedreiras que todo cidadão deveria fazer: buscamos apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia quando o reitor Jhonatan Almada ainda era secretário e conseguimos recursos para a criação e reforma do Instituto. Para nós é motivo de muita honra e alegria fazer parte desta história, essa inauguração tem por objetivo mostrar à população que iremos atender à demanda de profissionalização da cidade de Pedreiras”, falou o gestor adjunto.

A aluna de Inglês Intermediário, Letícia Pereira, fala da experiência com o curso no Iema. “Os professores são preparados e sabem trabalhar muito bem com as dificuldades de cada aluno em sala de aula. A estrutura do prédio da UV é boa. O Iema me trouxe uma grande oportunidade de desenvolver meu inglês, antes eu não sabia pronunciar nada em inglês e a partir do momento que entrei no curso isso mudou. O Iema está aprovado”, falou a aluna.

Fonte: SECTI-MA

Próximos Eventos