Giro nos Estados

Governo do Estado lança projeto voltado a startups catarinenses

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) em parceria com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) lançarão, na próxima segunda-feira, 14, o projeto Startup SC – Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses. “Acreditamos que com esse trabalho de base será possível subir a capacitação média dos empreendedores catarinenses e melhorar o cenário de startups para que os investidores tenham projetos mais viáveis com empreendedores mais preparados”, argumenta o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.

O objetivo é transformar novas ideias em empreendimentos de potencial. Além de várias ações, voltadas ao segmento de startups, o projeto prevê um programa gratuito de capacitação, com duração de quatro meses, para grupos de empreendedores que queiram montar uma startup ou tenham uma empresa já iniciada. As metodologias que serão utilizadas são as mais aplicadas em ambientes de inovação, como como Lean Startup, BM Canvas, Métricas, Customer Development, Valuation.

Para balizar as ações do projeto, o Sebrae/SC realizou uma pesquisa com mais de 150 startups catarinenses, com o intuito de conhecer melhor suas necessidades. “O projeto considera startup um grupo de pessoas (empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição) à procura de um modelo de negócios repetível e escalável”, explica Alexandre Souza, gestor do projeto.

Para Alexandre, o mercado é promissor para as startups, especialmente em Santa Catarina. “Temos ótimas universidades no estado e empresas de tecnologia que estimulam a inovação e o empreendedorismo, consequentemente, o estado conta com profissionais extremamente especializados e competentes”, avalia. Alexandre também cita as incubadoras e os fundos de investimento catarinenses como fatores motivadores para os empreendedores.

Os interessados em participar do programa de capacitação podem se inscrever de 14 de janeiro a 15 de março pelo site do projeto:www.startupsc.com.br. Serão selecionadas 20 empresas para primeira turma, que serão conhecidas em 01 de abril de 2013.

Fonte: SDS SC

Próximos Eventos