+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Governo do Estado anuncia cidade-sede da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão

Durante evento de apresentação do Plano de Trabalho 2016 da Fapema no campus da Uema de Imperatriz na terça-feira (12), o Governo do Maranhão anunciou o nome da cidade que vai sediar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MA) 2016. O anúncio foi feito pelo secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação do Maranhão, Jhonatan Almada, que não poupou elogios à cidade escolhida.

“Trago uma notícia muito boa para esta cidade que é especial: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será aqui em Imperatriz, com o tema ‘Ciência alimentando o Brasil’”, declarou Jhonatan Almada, que foi aplaudido pelos participantes. O secretário considera o tema ‘propício para ser discutido em Imperatriz, que logo terá um campus voltado para as ciências agrárias’.

Dentre as várias novidades que apresentou, Almada disse que há 20 vagas para professores universitários no campus de Imperatriz, que a cidade terá uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e que o Governo do Maranhão vai investir na construção de um campus da Uema no local. Jhonatan prometeu voltar a Imperatriz no próximo mês para o lançamento oficial da SNCT/MA.

Diretor do campus da Uema em Imperatriz, Paulo Catunda recebeu com grande satisfação a notícia da construção do campus. Catunda considera que o Governo do Maranhão está pondo Imperatriz no lugar que a cidade merece e agradeceu à Fapema, à Secti na pessoa do secretário Jhonatan Almada e ao Governo do Estado.

“Há mais de dez anos que o terreno foi doado e nada acontecia. Mas hoje, com a gestão de Flávio Dino, estamos com o processo de licitação em andamento. Tudo isto conquistamos com muita luta e senso crítico das pessoas. A gradecemos por tudo”, disse o diretor.

SNCT/MA

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT/MA) é promovida pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Mais de 65 mil pessoas visitaram a “Cidade da Ciência” realizada na praça Maria Aragão ano passado. A Secti afirma que cerca de 1.900 atividades foram ofertadas aos participantes em 2015. São cursos, minicursos, conferências, mesas-redondas, oficinas e workshop com a participação de pesquisadores locais, nacionais e internacionais.

“A Ciência alimentando o Brasil” é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão deste ano. O tema dialoga diretamente com um dos direcionamentos dados pelo governador Flávio Dino – a melhoria do Índice de Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: SECTI-MA

Próximos Eventos